O deputado estadual Marcelo Santos (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), tomou posse nesta segunda-feira (22) como presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil, órgão ligado à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
A cerimônia aconteceu na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, durante a sexta reunião da diretoria executiva da Unale em 2025. Ele sucede o deputado Bruno Peixoto (GO), presidente da Assembleia de Goiás.
Marcelo destacou que a principal missão do colegiado será ampliar a voz dos legislativos estaduais nas discussões nacionais.
“Não queremos sobrepor o protagonismo do Congresso ou dos governadores, mas reafirmar que as Assembleias têm um papel vital para a vida dos cidadãos dos estados e do Distrito Federal”, afirmou.
Em seu sexto mandato, o parlamentar capixaba ressaltou ainda a necessidade de enfrentar desafios como a reforma tributária e os impactos econômicos do cenário internacional. “Nossas ideologias não podem ser maiores que os interesses do Brasil e dos estados”, disse.
A Unale é a única entidade reconhecida pelo STF e STJ para representar oficialmente os 1.059 deputados estaduais e as 27 Casas Legislativas do país, com o objetivo de fortalecer os parlamentos estaduais e contribuir para o desenvolvimento da democracia.
Fotos: Rodrigo Subtil