O programa Jovem Programadora oferece 211 vagas para promover o conhecimento na área de programação para mulheres, entre 16 e 29 anos, com escolaridade a partir do 2º ano do Ensino Médio e renda per capita de até dois salários mínimos.
A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac/ES), em parceria com a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on), tem o objetivo de incentivar o público feminino a conhecer a área de Tecnologia da Informação (TI) e conquistar espaço no mercado de trabalho.
As inscrições estão abertas no link: https://abrir.link/ysCpI
Hoje, existe uma grande demanda por esses profissionais nas empresas de tecnologia capixabas. Um mercado promissor, rentável, que pode oferecer excelentes oportunidades para essas mulheres.
Para Emílio Barbosa, vice-presidente da Act!on, uma dos pontos fortes da associação é o poder de conexão com os principais parceiros do ecossistema de inovação e a participação das associadas.
“Todas as nossas ações estratégicas estão ligadas diretamente com os nossos parceiros, as nossas empresas associadas e ao mercado. Sem dúvidas, este programa vem somar ao Programe-se, Reprograme-se e Senai Tech pras Manas. Nosso esforço é de gerar oportunidades para jovens e adultos no mercado de tecnologia e preparar profissionais para as nossas empresas.”, ressalta Emílio.
O diretor-presidente da Act!on, Niase Borjaille, destaca que a Act!on tem em seu universo de parcerias uma conexão para atender as demandas das empresas de tecnologia do estado.
“Estaremos sempre apoiando essas iniciativas que fortalecem o nosso mercado de tecnologia. Contamos com o apoio e o envolvimento das nossas associadas para o sucesso do programa”, observa Niase.
Com duração de três meses, o programa vai atender oito municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. As aulas serão realizadas de forma presencial, com carga horária de 308 horas. O início das atividades pode variar de acordo com a Unidades do Senac escolhida pela aluna.
Após a conclusão do curso, as alunas ganham acesso ao Banco de Oportunidades do Senac, que conecta profissionais formados pela instituição às empresas parceiras que estão em busca de profissionais qualificados.
Áreas de conhecimento no curso:
• Desenvolvimento de cálculos matemáticos, raciocínio lógico e algoritmos;
• Desenvolvimento, implementação e testes de informações desktop;
• Codificar, desenvolver, implementar e publicar aplicações web;
• Empreender e realizar ações de marketing digital.