Economia

Mais de 53 milhões de toneladas de lixos eletrônicos são descartados no mundo   

Para aumentar a vida útil de baterias, pilhas e evitar o vazamento dos conteúdos internos, é fundamental evitar a exposição desses materiais ao excesso de umidade e calor. Esses e outros cuidados adotados pelos consumidores, podem contribuir para maior preservação ambiental

As pilhas e baterias são responsáveis por alimentar diversos aparelhos, desde os mais simples até os mais sofisticados,  visto que são eles que proporcionam maior mobilidade e eficiência aos equipamentos eletrônicos. No entanto, com os avanços tecnológicos e o uso mais frequentes desses aparelhos há, consequentemente, o aumento do descarte inadequado de pilhas e baterias. De acordo com dados recentes do The Global E-waster Monitor, anualmente mais de 53 milhões de toneladas de lixos eletrônicos são descartados no mundo todo. A pesquisa indica, ainda, que o Brasil se encontra em quinto lugar no ranking de maior produtor de lixo no mundo, com cerca de 2,1 mil toneladas de materiais eletrônicos descartados.

Laís Cavalcante comenta que para um impacto positivo na preservação ambiental, a reciclagem é a opção ideal. “As pilhas e baterias quando descartadas de maneira inadequada, podem contaminar a água, o solo e o ar. Para evitar mais problemas de saúde pública e contribuir para a biodiversidade, é essencial que a população procure o local correto para realizar o descarte, além de guardar esses materiais em um lugar seguro até que seja possível entregar em algum centro especializado nesse segmento”, explica a Coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental da Marca Ambiental.

As pilhas e baterias necessitam de cuidado maior principalmente quando se fala em descarte. Isso porque, muitos desses materiais possuem em sua composição, metais pesados, como por exemplo o mercúrio e o chumbo. No entanto, eles podem passar por processos de tratamento, reutilização e reciclagem. Tudo isso para evitar a poluição ambiental. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a legislação brasileira prevê que é responsabilidade do fabricante encaminhar de maneira adequada esses materiais após o uso. Nesse sentido, o sistema de logística reversa pode ser uma opção ideal para evitar o descarte incorreto.

Gestão de resíduos perigosos no ES

O Parque de Ecoindústrias de Reciclagem da Marca Ambiental, tem atuado desde 2006 no segmento de valorização de resíduos. A empresa oferece uma solução completa para os resíduos gerados, além de promover a reciclagem. A Marca Ambiental, em parceria com outras 11 empresas, recebem em suas unidades diversos tipos de resíduos e realizam o processo de triagem de recicláveis para destinar de maneira correta os materiais que são recebidos. Isso porque todos os parceiros têm o objetivo de promover a melhor solução para cada tipo de resíduos.

Leia também