Economia Geral

Lojas autônomas vão bem além do autoatendimento

As marcas Market4u e Zaitt, da Imarket, apostam na tecnologia para executar tarefas básicas do dia a dia, como a limpeza, e proporcionar melhor experiência para o cliente.

Entrar em uma loja, escolher e pagar os produtos sem precisar de ajuda de outras pessoas e sem enfrentar filas é o principal benefício das chamadas lojas autônomas. Mas esse tipo de estabelecimento que vem ganhando espaço em ruas, condomínios e empresas vai bem além do autoatendimento. Na Imarket, empresa capixaba de mercados autônomos que trabalha com as marcas Market4u e Zaitt, a tecnologia atua desde o atendimento ao cliente até a abertura e a limpeza do estabelecimento.

O Market4u, mercado autônomo instalado em empresas e condomínios e que conta com cerca de 500 itens de alimentação, limpeza e bebidas, por exemplo, possui sensores de presença ou abertura de portas e uma assistente virtual para interagir com o cliente ao vivo no local e também pelo WhatsApp dar dicas de compras, informar a temperatura do local e até tocar música. Além disso, a inteligência artificial controla o estoque de cada ponto de venda, avaliando quais produtos são mais procurados e adequando o mercado ao gosto dos consumidores.

Já na Zaitt, loja autônoma de rua que funciona 24 horas por dia, além da assistente virtual no mesmo modelo citado, o ar-condicionado e a iluminação interna são regulados automaticamente de acordo com a temperatura externa, preservando o meio ambiente e trazendo redução de custos para o estabelecimento. Um robô aspirador entra em cena duas vezes ao dia para a limpeza do local e se torna até uma atração para os clientes.

Tanto nos mercados quanto nas lojas autônomas, o principal objetivo do uso da tecnologia e da automação é o mesmo: melhorar a experiência de compra do cliente e reduzir custos. Segundo o diretor da Imarket, Roberto Prado, as lojas da Market4u e da Zaitt deixam de ser pontos de venda (PDV) para serem pontos de experiência (PDX).

“Todo o processo nas lojas autônomas é rápido, minimalista e automatizado. O cliente entra no mercado, pega o produto, escaneia e paga por PIX, Picpay e cartão de crédito. Com a automatização queremos proporcionar uma melhor experiência para o cliente para que ele se sinta à vontade e continue fazendo compras no estabelecimento. Isso, consequentemente, aumenta as vendas e traz mais rentabilidade para a empresa”, explica o diretor.

Apesar de ainda existirem desafios a serem superados, como a troca de produtos, uma vez que a tecnologia ainda não consegue se basear apenas nas imagens para fazer a distinção dos itens, Roberto acredita que muito em breve isso também será resolvido. “Estamos evoluindo e rapidamente será possível diferenciar as embalagens e cruzar essas informações com as já existentes no sistema. Isso aumentará ainda mais a segurança e satisfação do cliente”, afirma Roberto.

Market4u

A Market4u chegou no Espírito Santo em maio de 2021, está presente em seis empresas e 22 condomínios, totalizando 28 mercados instalados. Mais informações estão disponíveis em www.market4ues.net.br e comercial@market4ues.net.br.

Zaitt

A Zaitt é uma empresa capixaba inaugurada em 2019 e que conta atualmente com 18 unidades em nove Estados brasileiros e no Distrito Federal. Os estabelecimentos são uma mistura de loja de conveniência e mercadinho de bairro, mas com o uso de tecnologia e aposta na honestidade dos usuários.

Leia também