Lançamento integra a programação do Dia Especial de Pecuária, com bate-papo com autores e palestra técnica
A relação entre a produção de queijo, como base nos hábitos alimentares e na economia rural, e o processo de povoamento de Afonso Cláudio é o tema central do livro “NOSSO QUEIJO, NOSSA HISTÓRIA – Um paralelo entre queijos, etnias e povoamento do território afonso-claudense”, que será lançado nesta quinta-feira (18), no município. A obra é de autoria da jornalista Dinah Lopes e do técnico do Incaper Anderson Geraldo Pagotto de Moura.
O lançamento acontece das 16 às 18 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Praça Aderbal Galvão, no Centro de Afonso Cláudio, como parte da programação do Dia Especial de Pecuária: Queijos e Recuperação de Pastagens. O evento reúne produtores rurais, técnicos e pesquisadores para discutir a valorização da cadeia produtiva do queijo e práticas sustentáveis na pecuária.
O livro é resultado de uma ampla pesquisa de campo realizada pelos autores, que percorreram comunidades rurais do município para entrevistar agricultores e compreender por que o queijo se consolidou como elemento central dos hábitos alimentares, culturais e da economia local desde o período colonial.
Durante o trabalho, foram identificados 303 produtores de queijo, a maioria voltada ao consumo próprio, além de 11 queijarias com fins comerciais. As entrevistas evidenciam ainda a diversidade de etnias envolvidas na produção queijeira e destacam o papel fundamental das mulheres, muitas vezes invisibilizadas, que foram decisivas para a subsistência das famílias e para a economia do município em diferentes períodos históricos.
Com 155 páginas e arte de capa assinada por Fábio Birous, a publicação reúne depoimentos, referências bibliográficas, gráficos, um panorama da história do queijo no mundo e no Brasil, receitas e um artigo do engenheiro agrônomo Pedro Cani, idealizador do Concurso Estadual do Queijo. No texto, ele analisa as razões do baixo consumo de queijo no Brasil e no Espírito Santo e defende o fortalecimento da cultura queijeira no Estado, a exemplo do que ocorreu com os cafés especiais, hoje referência nacional de qualidade.
A programação do evento inclui recepção dos participantes, abertura oficial, apresentação dos autores e colaboradores do livro, fala de representante dos queijeiros entrevistados, momento para perguntas e a palestra “Nutrição mínima para regeneração de pastagem degradada”, ministrada por André Guarçoni, doutor em Solos e Nutrição de Plantas e pesquisador do Incaper.
A impressão do livro contou com o apoio do Sicoob Afonso Cláudio e da Associação Turística Rota Vale do Empoçado. O Dia Especial de Pecuária é uma realização do Incaper, Inovagro, Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
SERVIÇO
Lançamento do livro: “Nosso queijo, nossa história”
Data: 18 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 16h às 18h
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz – Praça Aderbal Galvão, Centro – Afonso Cláudio/ES