Geral

Lars Grael fala sobre segurança para trabalhadores do Portocel

O bicampeão mundial e medalhista olímpico Lars Grael fez a palestra de encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) do Portocel, na terça-feira (21/11). Colaboradores do porto, parceiros e trabalhadores portuários avulsos prestigiaram e se emocionaram com a palestra do velejador, cuja história de vida é marcada por desafios.

Grael, que perdeu a perna direita em um acidente quando participava de uma competição de vela em Vitória, em 1998, sabe bem as consequências da imprudência e da negligência com a segurança. Na ocasião, ele foi atropelado por uma lancha que invadiu a área da competição.

Lars Grael foi recebido com entusiasmo no Saber Viver, em Barra do Riacho.

Do trágico episódio, muitas lições. Ele se transformou numa espécie de embaixador da segurança no mar. Os trabalhadores do Portocel que participaram da palestra ouviram atentos o relato do campeão, que destacou a importância da segurança em todas as atividades e contou a sua história de superação.

Hoje ele mantém, juntamente com o irmão Torben, também velejador, o Projeto Grael, que acolhe pessoas de 9 a 29 anos em atividades voltadas ao esporte (vela), profissionalização e educação ambiental, em Niterói (RJ). O objetivo é estimular o desenvolvimento do esporte e profissionalizar pessoas em atividades que fazem parte da cadeia produtiva dos esportes náuticos, além de fortalecer a conscientização ambiental.

Em sua passagem pelo Portocel, Lars Grael também visitou o projeto social Saber Viver, em Barra do Riacho/Aracruz, que tem a empresa como um dos mantenedores. Ele foi recebido com entusiasmo pelos participantes do Saber Viver, distribuindo autógrafos e interagindo com os alunos. O Saber Viver oferece aulas em diversas modalidades esportivas e culturais a estudantes de escolas públicas da Barra do Riacho.

Leia também