Geral

Jovens capixabas participam de desafio empreendedor

Uma equipe de estudantes do Espírito Santo mostrou que não existe uma idade ideal para começar a desenvolver ideias inovadoras e solucionar problemas. Um grupo formado por quatro estudantes do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e o professor orientador Tiago Pessoti, chegou à semifinal do Desafio Liga Jovem, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Ideias de Futuro.

O time capixaba apresentou um aplicativo, o Askfood, como solução para um problema comum nas instituições de ensino: as filas da cantina. “Estávamos à procura de um problema dentro do nosso ambiente escolar, e nos deparamos com o das filas das cantinas, devido ao tempo que era perdido apenas na espera dessas filas. Outros problemas eram, a gestão e o controle do caixa”, relembra Letícia Moreto, uma das integrantes da equipe.

O protótipo do aplicativo Askfood foi desenvolvido em 2022, pelas alunas Leticia Porto Moreto, Barbara Praxedes, Maria Luiza Scarpat e Catarina Sandre, todas estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Ifes Linhares. Este ano o app competiu no Desafio Liga Jovem.

Ao todo participaram desse Desafio mais de 5 mil estudantes, com aproximadamente 600 projetos inscritos. A equipe capixaba foi selecionada entre os 21 melhores projetos do Brasil. A solução foi apresentada em São Paulo, na última semana. “Estamos dispostas a seguir caso haja outras oportunidades e incentivos financeiros. Nesse período de desenvolvimento da ideação fomos estimuladas a aprender, reinventar e solucionar problemas. Tudo isso faz parte da trajetória empreendedora, fomos encorajadas a empreender e amamos essa experiência inesquecível”, conta Letícia.

No Espírito Santo, cerca de 36 mil pessoas de até 24 anos apostam no empreendedorismo, ou seja 6,2% dos empreendedores capixabas são considerados jovens. “O empreendedorismo pode ser uma opção de carreira muito gratificante para aqueles que desejam ter mais autonomia, criatividade e flexibilidade em seu trabalho. E a Educação Empreendedora do Sebrae pode ser uma ferramenta valiosa nesse sentido. Ao desenvolver habilidades empreendedoras e socioemocionais nos alunos do nível médio técnico, a metodologia ajuda a formar empreendedores capacitados e contribui para o desenvolvimento econômico do país”, ressalta a analista do Sebrae/ES e coordenadora do Programa Educação Empreendedora, Fabíola Bravim.

Desafio Liga Jovem

O desafio é uma competição entre equipes de estudantes entre o 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Médio de todo o Brasil, e tem como objetivo resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades. A solução deve ser transformadora e utilizar algum tipo de tecnologia, como um aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma, entre outras.

Os estudantes se dividem em grupos de três a cinco alunos, mais um orientador maior de idade. Ao longo do desafio, o time participa de diversas atividades que auxiliam na criação e no desenvolvimento da solução.

Perfil do empreendedor jovem no ES

Os empreendedores com até 24 anos no Espírito Santo possuem o ensino médio completo ou incompleto, e no quadro familiar, normalmente, ocupam a posição de filhos. Conseguem dedicar de 40 a 45 horas por semana para tocar o negócio. Em sua maioria, os empreendedores nessa faixa etária são do sexo masculino (67%). As pessoas negras também se destacam nesse grupo, com mais de 21 mil empreendedores. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C).

Leia também