Erik Lorenzon, empresário e fundador do NaCapital Coworking, comenta sobre a importância de realizar um trabalho saudável
O janeiro Branco é pensando em como alertar a sociedade para a importância de oferecer um maior cuidado à saúde mental. A síndrome de Burnoout é uma doença reconhecida em 2022 pela OMS como uma doença ocupacional, que consiste no desgaste físico e mental dos colaboradores devido ao trabalho. Segundo levantamentos da Associação Nacional de Medicina do trabalho (Anamt), a doença atinge 30% dos trabalhadores brasileiros. Especialistas destacam que existem diversos fatores que agravam a síndrome de Burnout, entre eles o ambiente de trabalho.
Erik Lorenzon, empresário e fundador do NaCapital Coworking, destaca que o ambiente de trabalho com boa harmonia tem forte poder de influência na produtividade e na saúde dos colaboradores. “É muito importante trabalhar em um ambiente que contribua para sua produção, e não que te estresse ainda mais. Além disso, é preciso selecionar momentos estratégicos para parar”, explica.
O ambiente de trabalho deve ser equipado com tudo necessário para uma produção saudável, servindo de apoio para o colaborador, e não um motivo extra para se preocupar. Além disso, é importante prestar atenção aos sinais que seu corpo dá quando precisa de uma pausa, seja para beber um café, conversar por alguns minutos ou simplesmente tirar um tempo para respirar.
É cada vez mais nítido na sociedade atual a glamourização do “workaholic”, ou seja, a valorização de alguém que não descansa e produz incessantemente. A divisão de horário é um fato importante para uma produção bem sucedida, podendo incluir trabalho durante o final de semana, desde que haja espaço para descanso diariamente. “Trabalhar por 24 horas só serve para aumentar o estresse, é preciso saber dividir seu tempo, separando momentos para cada necessidade, do corpo e da mente”, aponta o empresário.
Erik reforça que o ambiente de trabalho deve ser confortável e complementar ao aprendizado e produção, para diminuir o risco de desenvolver a síndrome de Burnout. “É o que fazemos aqui no NaCapital, disponibilizamos tudo necessário para um trabalho saudável, desde um café fresco até um espaço de produção confortável”, finaliza.