Cidade

Ítalo Scaramussa toma posse como presidente da OAB Serra e não tentará reeleição

O advogado Ítalo Scaramussa tomou posse, nesta quinta-feira (6), como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Serra, em cerimônia realizada na Câmara Municipal da cidade. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como a presidente da OAB-ES, Érica Neves, o secretário-geral Eduardo Sarlo, o prefeito de Serra, Weverson Meireles, e a promotora de Justiça Maria Clara Mendonça Perim. Além disso, presidentes de subseções também marcaram presença, reforçando o apoio à nova gestão.

Scaramussa inicia seu quarto mandato à frente da OAB Serra com um discurso marcado pela exaltação da luta da advocacia da Serra e pela renovação institucional. Ele destacou que a gestão da subseção atravessa um momento de “novos tempos”, com a aproximação da seccional com as subseções, promovendo uma união mais forte e mais representativa da advocacia.

“A advocacia da Serra e sua subseção são forjadas na luta. Sempre lutamos muito para ser reconhecidos e respeitados. Foi assim para criar a Sub, e é assim todos os dias. Isso nos torna mais fortes e resilientes, pois as vitórias sempre têm um sabor especial”, afirmou Ítalo, enfatizando a resistência da classe e a importância das conquistas passadas.

O presidente ressaltou que a OAB Serra segue firme no compromisso de promover a valorização da advocacia, defendendo suas prerrogativas e buscando um ambiente mais justo e acessível para todos. “Em um tempo de transformações rápidas e desafios constantes, o papel da OAB nunca foi tão essencial. Precisamos estar unidos, vigilantes e comprometidos com a nossa profissão. Nossa subseção continuará sendo um espaço de acolhimento, fortalecimento e representatividade”, garantiu.

Entre as propostas para a nova gestão, Scaramussa destacou o trabalho contínuo para a capacitação dos advogados, o incentivo à modernização dos processos e um diálogo constante com os colegas da profissão. Ele se comprometeu a implementar projetos que beneficiarão toda a advocacia da Serra, deixando claro que a gestão será pautada pelo respeito e pelo desenvolvimento da categoria.

No entanto, o presidente não deixou de criticar o clima negativo que envolveu as últimas eleições para a OAB. Ítalo se referiu ao uso de mensagens apócrifas, fake news, vídeos editados e denúncias sem fundamento, que marcaram o pleito anterior. Para ele, esse tipo de prática é incompatível com a ética e o respeito que devem prevalecer dentro de uma instituição como a OAB.

“Não posso deixar de pontuar o lamentável ambiente que se formou nas eleições da Ordem neste último pleito. Algo inconcebível no ambiente de uma Instituição do porte da OAB, que sempre se pautou como paladina de ética, do respeito à lei e à verdade. Eleição marcada por fake news, ofensas à honra e à própria instituição. Os protagonistas dessa conduta não são dignos de ostentar a condição de advogados, muito menos de representar tão nobre instituição”, criticou.

Apesar das dificuldades, Scaramussa fez questão de exaltar a resistência da advocacia capixaba, que, segundo ele, optou pelo caminho da correção e da luta por uma OAB mais ética e combativa. “A advocacia capixaba resistiu e nos mostrou que prefere seguir pelo caminho da correição, de uma Ordem que combate o crime organizado e se impõe por sua força moral”, afirmou.

Ao final do discurso, o presidente agradeceu a confiança de sua diretoria e conselho, reafirmando o compromisso de trabalhar pela advocacia. No entanto, Ítalo deixou claro que não tentará uma nova reeleição ao fim do seu mandato. “Minha missão se completará aqui na Serra ao final deste triênio. Mas não direi adeus, quem sabe novos desafios para além de nossas fronteiras?”, concluiu, deixando no ar a possibilidade de novos caminhos à frente.

Leia também