A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) afirmou nesta terça-feira (4) que o fenômeno climático El Niño ameaça vidas e pode levar ao recorde de temperatura este ano, no planeta, segundo matéria veiculada hoje em telejornal. A OMM diz que há 90% de probabilidade do fenômeno permanecer de moderado a forte no segundo semestre.
Neste ano pode provocar muito calor na Europa – como noticiado e muita chuva na Ásia Central e no sul da América do Sul. Por aqui o frio chegou com temperaturas mais baixas. Segundo a Agência Brasil, a previsão do Inmet é que as baixas temperaturas devem continuar, e que pode haver chuvas acima da média para o mês.
Segundo a pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, é preciso redobrar os cuidados com a saúde. “As infecções virais acontecem com mais frequência e o índice de agravamento de doenças respiratórias também”, afirma a especialista. Há uma tendência de ficarmos em ambientes mais fechados, e haver a disseminação de doenças virais e bacterianas assim.
Algumas vezes as infecções iniciam-se como infecções virais mas com o passar do tempo pode haver uma infecção bacteriana secundária, e com isso o quadro clínico é uma secreção mais amarelada e persistente, aí neste caso a gente precisa usar antibióticos, porque a infecção é bacteriana.
As infecções virais podem ser causadas por vários vírus, incluindo o SARS-Cov-2 que é a Covid e, as infecções podem ser em vários locais, como garganta, ouvido, seios da face e pulmões que causa a pneumonia”, ressalta a médica.
E por falar em Covid, as doses bivalentes da vacina também seguem disponíveis nos postos de imunização para todos os maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de quatro meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante.
Segundo o Ministério da Saúde, até o mês de junho, 22,6 milhões de doses foram aplicadas. “É preciso completar o esquema vacinal tanto contra a Covid, quanto para se vacinar contra a gripe, visto que a campanha teve baixa adesão e ainda há vacinas disponíveis”, alerta Jessica.
Outro fator, é ter atenção com os idosos neste período, principalmente com as baixas temperaturas que virão, de terem mais cuidados com a saúde”, finaliza a pneumologista.
Algumas dicas para uma rotina saudável no inverno:
1 – Fique atento à limpeza dos ambientes, tanto em casa, ou se estiver trabalhando, no local, O acúmulo de poeira provoca a incidência de alergias, opte por panos úmidos ou aspirador, ao invés de varrer o chão.
2 – Evite a poluição e mantenha o ar condicionado limpo.
2 – Fique longe de fumantes e de preferência evite fumar.
3 – Beba bastante água, hidratar-se é sempre importante, neste período, mais ainda e se alimente bem. Faça uso de caldos que são nutritivos e ainda esquentam neste período.
4 – Lave cobertores e fique com a casa arejada, ambiente fechado provoca mofo e acúmulo de ácaros.