Confiança no ambiente econômico do Espírito Santo impulsiona otimismo do consumidor e eleva o indicador de intenção de consumo.
As famílias capixabas estão demonstrando um nível crescente de confiança no ambiente econômico do Espírito Santo. Esse aumento no otimismo reflete-se diretamente na intenção de consumo das famílias, que apresentou uma alta de 1,1% em março, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Com isso, o indicador atingiu o maior nível para o mês de março desde 2014, marcando um crescimento de 11 anos.
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Espírito Santo alcançou 110 pontos em março, o que é considerado um resultado satisfatório, já que valores acima de 100 são indicativos de um panorama positivo. Esse índice se manteve superior às médias da região Sudeste (103,9) e do Brasil (102,7), sinalizando uma confiança superior dos consumidores capixabas em relação aos demais estados.
Esses dados são baseados nas análises realizadas pelo Connect Fecomércio-ES, órgão ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a partir dos dados do ICF disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Embora, na comparação com o mês anterior (fevereiro), o ICF tenha registrado uma leve queda de 2,3%, a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, Ana Carolina Júlio, destaca que o indicador permanece em um patamar positivo. Mesmo com a retração de fevereiro, o nível atingido em março reflete uma confiança robusta, superior à média nacional e da região Sudeste, além de ser o maior índice para o mês de março desde 2014.
“Após as compras de final de ano e os gastos típicos do início de 2025, como os relacionados ao Carnaval, o varejo naturalmente entra em uma fase mais moderada de vendas. Esse comportamento é esperado, sendo uma fase sazonal até que novas datas comemorativas, como Páscoa e Dia das Mães, voltem a impulsionar as vendas”, explica Ana Carolina Júlio. Ela também salienta que essa queda mensal é considerada um reflexo de ajustes temporários e fatores sazonais, sem comprometer o otimismo dos consumidores.
A coordenadora observa que, apesar dessa leve diminuição no consumo, a maior intenção de consumo observada nos últimos 11 anos sugere que os capixabas estão otimistas e dispostos a gastar mais quando as melhores oportunidades surgirem. A recuperação da disposição para novas compras está, também, ligada à melhoria das condições do mercado de trabalho.
O Espírito Santo, por exemplo, atingiu a menor taxa de desemprego da sua série histórica, com apenas 3,9%, de acordo com o Relatório Connect sobre a Pnad. “O mercado de trabalho é fundamental para garantir a segurança do consumo, e as condições atuais no estado favorecem essa retomada do consumo”, acrescentou Ana Carolina Júlio.
Em suma, os dados apontam para uma confiança crescente dos capixabas, que, com a recuperação do emprego e o alívio de gastos após o início do ano, estão mais dispostos a consumir, o que poderá beneficiar o comércio do estado nas próximas semanas, especialmente com a proximidade de datas comemorativas que costumam aquecer as vendas.