“Todo mercado tem concorrência e isso faz com que o nível de oferta fique elevado. Diante desse contexto, se você não fizer, alguém vai fazer a inovação por você, ou você lidera o processo de transformação ou vai ser atropelado por quem vai liderar”. Com estas palavras, empresários do município da Serra puderam ter uma verdadeira aula sobre inovação durante o 207° Café com Negócios, evento realizado pela Associação dos Empresários da Serra (Ases) na manhã desta quarta-feira.
Diante de um auditório lotado e atento, o responsável por palestrar foi o fundador e CEO da Azys Inovação, Denis Ferrari, que abordou o tema “Como inovar NÃO sendo uma startup?”.
“Existe uma ideia que só as startups estão facultadas a inovar, mas é justamente o contrário, as pequenas e médias empresas são o maior celeiro de oportunidades não aproveitadas, porque elas têm todo o necessário para tal, como estrutura, acesso a capital e problemas reais a serem solucionados. O que elas precisam é, inicialmente, mapear as oportunidades”, disse o palestrante.
Denis afirmou que o processo de inovação é um fluxo composto de algumas etapas, que transformam oportunidades em resultados. Para ele, todos podem ser criativos, porém, nem toda ideia é boa na prática. Ao identificar uma boa ideia, é hora de saber se já existe algo desenvolvido ou em desenvolvimento. No caso de alguma ideia em desenvolvimento e gerando resultado, uma alternativa é se associar a ela, ao invés de começar do zero.
“Ser inovador é buscar formas de ser mais produtivo e os empresários podem identificar oportunidades em três níveis: na própria empresa, no cliente e nas tendências. Nesse contexto, é importante estar atento: quem pensa que Chat GPT é uma tendência está atrasado, o Chat GPT já é uma realidade nos dias atuais”, avalia.
Na sequência, Denis apresentou uma série de ferramentas de inovação que mudaram contextos de diversas empresas, com exemplos práticos, e citou a importância do network e o intraempreendedorismo como ferramentas para a inovação.
“Estar em contato com outras faz parte das estratégias de empresas campeãs. Estar atento às ideias de funcionários, também, e este é outro diferencial em relação às startups, que não têm equipes muito grandes. Além disso, a análise Swot e o Planejamento Estratégico já existentes nas empresas precisam estar alinhados à inovação, é a única forma de conseguir eficiência”, conta.
A responsável por dar as boas-vindas aos presentes foi a diretora de Relacionamento com o Associado da Ases, Leonelle Lamas, que saudou a diretores e ex-diretores da associação e, cumprimentando o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, cumprimentou e agradeceu também a presença do público do evento.
“Em 2018, a Ases, cuidando dos anseios dos seus associados, criou o movimento Inova Serra, um modelo de governança corporativa formado por representantes de vários segmentos, responsáveis por garantir o alcance do objetivo e a sua continuidade, criando um ecossistema de negócios e interação. Ou seja, há muito tempo, a Ases já pensava em inovação e atualmente continuamos com a necessidade de fazer a diferença”, lembra Leonelle.
Para ela, independente do tamanho das empresas, investir em inovação é uma questão de sobrevivência, diante de uma sociedade em transformação. “A Inteligência Artificial já é uma realidade e quem não estiver aberto ao novo, vai ficar pra trás”, falou, se antecipando ao que o especialista disse em sua palestra.
O evento contou também com apresentações do Pitch de Inovação do Lab Prefeitura da Serra, feita pelo representante da área Jacques Douglas Danzi; e da campanha do agasalho do Instituto Ide, feita pelo presidente do Instituto, Ricardo da Cruz.
O Caneg 207 aconteceu no Steffen Centro de Eventos, na Serra, e reuniu um público de 180 participantes. Ao final, já foi anunciada a data do próximo encontro, será dia 13 de julho.