O workshop de Trança Afro ocorre na próxima quarta-feira (26), das 13h às 17 horas, na UIP São Pedro, localizada na Rodovia Serafim Derenzi, 4455 (São José).
O curso, ofertado pela UIP em parceria com a Espro (Ensino Social Profissionalizante), se destina a moradores de Vitória, com idade superior a 18 anos, que sejam atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e participantes de outros serviços da Secretaria de Assistência Social (Semas), inscritas no CadÚnico (Cadastro Único).
Para a assessora técnica da Unidade de Inclusão Produtiva, Elaine Rodrigues Teixeira da Silva, fazer tranças, além de transmitir o conhecimento ancestral, também é uma forma de renda para muitas pessoas negras. “Trancistas, como são chamados aqueles que trabalham especificamente fazendo tranças, é uma profissão que vem crescendo cada dia mais”, destacou ela.
A secretária de Assistência Social em exercício, Graziella Lorentz, destacou a importância de valorizar as histórias de resistência e que contribuem para o fortalecimento da autoestima das pessoas atendidas nos espaços da Assistência Social. “Todas as ações que cumprirem com o papel de inclusão social, valorização das lutas coletivas e que contribuem para o fortalecimento de vínculos sociais e familiares serão sempre incluídas na metodologia do trabalho social realizado por todas as equipes da Semas“, complementou.