Sem categoria

IFES lança edital para seleção de 1.140 vagas

As inscrições começam no dia 26 de maio e vão até o dia 18 de junho para seleção da segunda turma do Reprograme-se. São 1.140 vagas, totalmente gratuitas. O curso faz parte do projeto desenvolvido em conjunto com a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O Programe-se e Reprograme-se é o maior e mais estruturado programa gratuito de capacitação em programação de software para jovens e adultos do Espírito Santo. O objetivo é formar profissionais para empresas de tecnologia do estado.

Após o lançamento em 26 de junho de 2022, o programa chega em sua segunda oferta, sendo que a do Programe-se aconteceu em março. A formação da turma de alunos se dará por intermédio do Ifes, por meio dos Polos municipais de Apoio Presencial da UaB do Espírito Santo.

A oferta do Reprograme-se está aberta somente para quem já possui o ensino médio completo e estudantes do último ano do ensino médio da escola pública.

100% gratuito e executado na modalidade à distância, o programa conta com apoio e orientações presenciais, quando necessário, nos polos de atendimento dos municípios contemplados no Reprograma-se.

O Reprograme-se terá um acompanhamento intensivo de tutores e monitores para orientações e contribuições na evolução dos alunos. O programa não tem limite de idade e é composto por dois cursos: o curso Programação básica de aplicativos Web – Front-end e o curso Programação com JavaScript e o Framework Node.js – Back-end.

A duração é de oito meses, sendo quatro meses para cada curso, com carga horária de 12h semanais. As matrículas são realizadas on-line, no link www.reprograme-se.org.br  a partir das informações e documentação disponibilizadas na inscrição.

O diretor-presidente da Act!on, Niase Borjaille Ferreira, lembra que fizer o curso Reprograme-se estará preparado para assumir demandas de mercado de baixa complexidade no desenvolvimento de soluções web usando HTML e CSS , além da linguagem de programação JavaScript, juntamente com o framework Node.js. O aluno também vai estar fundamentado para se adaptar a outras plataformas de desenvolvimento.

“Estamos falando de uma das maiores entregas para a sociedade capixaba. Sensibilizar jovens e adultos para o mercado de Tecnologia da Informação, além de contribuir para as demandas das empresas de tecnologia, é uma excelente oportunidade para que essas pessoas entrem nesse mercado, um dos mais promissores do mundo”, observa o diretor-presidente Niase.

Como funciona?

Os conteúdos e atividades serão repassados semanalmente para os alunos que deverão resolver e postar até o início da semana seguinte. Assim, os alunos podem aproveitar o fim de semana para concluir as atividades. O curso é totalmente on-line e utiliza o Ambiente de Aprendizagem – Moodle e um ambiente interativo de desenvolvimento web.

O aluno poderá, caso necessite, realizar atividades no polo de apoio presencial UaB do município, em horário combinado com o professor mediador. O Reprograme-se conta com uma estrutura para quem tiver dúvidas: um professor mediador que possui formação na área do reprograme-se que atenderá de forma on-line e presencial e um monitor, estudante do Ifes em curso de informática, que dará o apoio on-line.

O estudante terá acompanhamento em horários pré-determinados para realização das atividades de programação de forma interativa e, ainda, atividades síncronas por meio web conferência e encontros presenciais no polo de apoio presencial UaB do município listado no edital.

Leia também