Um reconhecimento às unidades de terapia intensiva que valorizam a segurança do paciente
Precisar dos recursos de uma Unidade de Terapia Intensiva pode parecer assustador para a maioria das pessoas, principalmente se o órgão a depender de ajuda for o coração. Mas uma boa UTI deve ser sinônimo de segurança e eficiência. No Espírito Santo, o Vitória Apart Hospital acaba de ser reconhecido como a melhor UTI Cardiológica do Estado. A certificação de “UTI Top Performer”, concedido pela Epimed Solutions em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), foi entregue na última quinta-feira (18). Apenas 22 unidades de saúde do Brasil receberam o mesmo selo em 2023.
A premiação anual acontece desde 2016 e reconhece as Unidades de Terapia Intensiva que valorizam a segurança do paciente e apresentam baixa taxa de mortalidade hospitalar. Cerca de 1800 UTIs, de mais de 700 hospitais brasileiros, foram avaliadas. Para o diretor clínico do Vitória Apart Hospital, Dr. Jorge Gadioli, a premiação é resultado da rapidez e da qualidade do atendimento prestado aos pacientes.
“Muito feliz de estarmos entre as 22 melhores UTIs Cardiológicas do país. No Vitória Apart o paciente pode ter certeza de que vai encontrar uma ótima estrutura física, acolhimento e um atendimento rápido, feito por profissionais qualificados. Somos referência em cirurgia cardíaca, com baixíssimo número de complicações do pós-operatório e óbitos, consecutivamente. A premiação é um reconhecimento do nosso trabalho, sempre focado na qualidade do atendimento, na segurança do paciente e agregando valor à sociedade capixaba”, afirma o Dr. Gadioli, que também é o Coordenador da Unidade Coronariana do hospital.
De acordo com Maíra Freire, diretora comercial da Epimed, responsável pelas redes hospitalares, além da baixa taxa de mortalidade, o selo UTI Top Performer também avalia critérios como o tempo de permanência do paciente na unidade e a utilização correta de recursos, como o uso de ventilação mecânica, por exemplo.
“O objetivo é levantar indicadores clínicos e epidemiológicos de todas as UTIs brasileiras, e assim ajudar nas políticas públicas de saúde. Uma UTI Top Performer é uma UTI com baixa mortalidade e baixo uso de recursos. No Brasil foram avaliadas quase 1800 UTIs, sendo que apenas 135 UTIs gerais e 22 UTIs cardiológicas receberam o selo UTI Top Performer”, explica Maíra, que esteve em Vitória para fazer a entrega da certificação.
Qualidade e segurança
A UTI geral adulto do Vitória Apart Hospital também recebeu o selo “UTI Eficiente”, premiação concedida as unidades que apresentam boa eficiência clínica. Os dois prêmios recentes juntam-se a premiação recebida pelo Vitória Apart Hospital da “World’s Best Hospitals 2023”, em que a revista americana Newsweek colocou o Vitória Apart entre os 20 melhores hospitais do Brasil.
“Esses prêmios são um reconhecimento do nosso compromisso com a segurança do paciente. Somos o único hospital da rede Athena Saúde a ter o selo Top Performer da UTI Cardiológica e o único hospital do Estado a receber essa mesma premiação. Estamos muito felizes. Isso é importante para o paciente, que vai se sentir muito mais seguro no Vitória Apart; importante para o reconhecimento da nossa equipe, e importante para as operadoras de saúde, que sabem que o paciente é bem acolhido, com garantia do melhor resultado possível no final, com utilização adequada dos recursos”, avalia Dr. Mayke Armani, diretor técnico do hospital.
O Vitória Apart Hospital conta atualmente com 40 unidades de terapia intensiva adulto, sendo 20 leitos de UTI geral, 10 leitos de Unidade Cardiológica e 10 leitos de UTI cirúrgica. De acordo com o médico Bruno Tomazelli, coordenador da UTI geral adulto, por mês, a ocupação é de cerca de 80%.
“A família coloca o paciente na UTI, mas já pensando na saída, em como ele vai sair dali. Então o nosso foco principal é sempre como a gente vai devolver esse paciente para a sociedade”, conclui.