Saúde

Hospital Meridional realiza transplantes gratuitos pelo SUS

Portadores de insuficiência renal, hepática ou cardíaca fazem tratamento completo da saúde

 O Hospital Meridional Cariacica (HMC), da Rede Meridional, é referência em transplantes no Espírito Santo e também um dos principais exemplos de acesso público à medicina de alta complexidade.

Porém, muitos não sabem que, além do transplante, o hospital fornece todo tratamento gratuito ao paciente que precisa de transplante. Portadores de insuficiência renal, hepática ou cardíaca, por meio do agendamento telefônico, são encaminhados para consulta e, em seguida, de acordo com a necessidade de cada um, tem liberado exames, procedimentos e todo cuidado necessário realizado por uma equipe multidisciplinar.

A Rede Meridional é credenciada pelo Ministério da Saúde e integra o Sistema Nacional de Transplantes, realizando procedimentos de órgãos como rins, fígado e coração com tecnologia de ponta, equipe especializada e infraestrutura de alta complexidade.

“A estrutura de alta complexidade do Centro de Transplantes do HMC é referência no estado e contribui diretamente para ampliar o acesso a procedimentos que salvam vidas, reafirmando o compromisso da Rede Meridional com a saúde pública e o cuidado humanizado”, afirma o diretor geral do hospital Meridional Cariacica, Gustavo Peixoto.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até outubro de 2025, mais de 42 mil pacientes estavam ativos na lista única de espera por um transplante no Brasil. Aguardam na lista para a realização de transplante no ES, segundo dados retirados do Sistema Nacional de Transplantes: Coração 7; Córnea 1563; Fígado 41; Rim 1036.

Vale salientar que o hospital Meridional Cariacica tem classificação de qualidade A tanto para rim, fígado e coração.

A importância da doação 

Cada doador pode salvar até oito vidas e beneficiar dezenas de pessoas com tecidos, córneas e medula óssea. Apesar disso, a negativa familiar ainda é o principal obstáculo: cerca de 45% das famílias brasileiras recusam a doação, segundo dados da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos).

Por isso, a conscientização da população e o diálogo em família são essenciais. “É fundamental que as pessoas expressem em vida seu desejo de ser doador. A informação salva vidas”, reforça Peixoto.

Excelência acessível

 Cerca de 90% dos transplantes realizados na unidade são feitos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo tratamento de excelência para pacientes que aguardam na fila nacional de transplantes.

O Centro de Transplantes do Hospital Meridional Cariacica conta com equipe multidisciplinar altamente qualificada, centro cirúrgico preparado para urgência e suporte intensivo. Com isso, o hospital se consolida como o maior centro transplantador do Espírito Santo, atendendo pacientes de todo o estado — e também de outras regiões.

Para marcar avaliação ou consulta sem custo: (27) 3346-2057 – Centro de Transplantes do HMC.

Leia também