Geral

Guarda Municipal de Cariacica comemora dois anos de criação e realiza cerimônia de entrega de certificados e honrarias

O dia foi de muita festa para a Guarda Municipal de Cariacica, que comemorou dois anos de criação em cerimônia realizada nesta segunda-feira (18), no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Na ocasião, foi realizada a solenidade de entrega do prêmio Amigo da Guarda Municipal de Cariacica, com certificados e honrarias para os representantes das forças de segurança pública.

 

Participaram da cerimônia o secretário-chefe de Gabinete Rogério Santos Guimarães, que representou o prefeito Euclério Sampaio; o secretário de Defesa Social Claudio Victor, o subsecretário de Defesa Social coronel Lauedis Tomazelli; a subsecretária da Guarda Municipal de Cariacica, Marly Nascimento; e o gerente da Guarda Municipal de Cariacica, Gilvan Santos.

 

 

“Temos muito orgulho da eficiência, dedicação, compromisso e comprometimento de vocês, que são a nossa participação para a evolução diária da segurança pública de Cariacica. A resposta de vocês faz com que a segurança melhore cada vez mais”, afirmou o secretário-chefe de Gabinete Rogério Santos Guimarães.

 

 

No evento, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, assinou termo de doação de 50 pistolas calibre .40. O comandante-geral representou o governador Renato Casagrande durante a solenidade. A cerimônia também contou com a presença do Delegado-Geral da Polícia Civil José Darcy Arruda e do coronel Brezinski, que representou o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Alexandre Ramalho.

 

 

 

 

O secretário de Defesa Social Claudio Victor falou sobre o atual concurso da Guarda, que vai intensificar ainda mais a segurança na cidade. “A Guarda Municipal se tornou realidade e estamos com um novo concurso em andamento para 35 agentes. Agradeço às forças de segurança que sempre nos deram apoio em nossa tarefa diária, de levar segurança e proteger cada vez mais a população de Cariacica. Ainda vamos avançar muito”.

 

 

 

 

“É uma honra comemorar dois anos da Guarda e essa conquista é um marco muito importante, que representa o crescimento e o desenvolvimento da corporação. Enfrentamos vários desafios, mas com muito compromisso, dedicação e empenho estamos aqui agradecendo esse legado da Guarda, que ainda vai se destacar mais”, ressaltou a subsecretária da Guarda Municipal de Cariacica, Marly Nascimento.

 

Na cerimônia também estavam presentes o policial federal Expedito Jorge Tavares, que representou o superintendente da Polícia Federal, Eugênio Ricas; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, coronel Alexandre Cerqueira, além de vereadores, secretários municipais e outras autoridades.

 

Homenagem

 

 

 

 

Motivo de orgulho para quem viu todo esse processo o policial penal da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) Wellington Barbosa foi um dos instrutores de tiro da Guarda Municipal. Para ele, a celebração dos dois anos é uma grande conquista. “O papel da Guarda é fundamental para a sociedade. Eles precisam estar preparados para enfrentar os diversos problemas. É uma honra receber esse reconhecimento. Confesso que não esperava e me sinto muito grato por poder ajudar na formação dos agentes”, afirmou.

 

Trabalho

 

 

“A Guarda Municipal de Cariacica veio para somar esforços com a Polícia Militar e para levar ainda mais a sensação de segurança para os moradores”, disse a corregedora-geral da Guarda Municipal Thaís Cruz Gimenes de Azevedo.

 

 

Já o coordenador da Guarda Municipal Rony Morozesk Gomes ressaltou a redução dos índices de violência na cidade com os trabalhos das forças de segurança. “Cariacica tem apresentado índices satisfatórios quando se fala de segurança pública. Contamos com o apoio da Polícia Mlitar e demais forças de segurança pública. A Guarda tem muito a crescer e desenvolver cada vez mais. É só o início de uma grande trajetória”.

 

A Guarda Municipal de Cariacica entrou em atividade em 24 de dezembro de 2021 e conta com 41 agentes.

 

Confira a lista dos homenageados

 

Alexandre dos Santos Cerqueira – Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar

Aloísio Fajardo Duboc – Presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol)

Douglas Caus – Comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo

Eliezer Rodrigues da Silva Neto – Gerente de formação da Academia da Guarda Municipal de Vitória

Enoni Erlacher – Secretário de Defesa Social de Viana

Eugênio Coutinho Ricas – Superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo

Evaldo Amâncio de Souza – Policial penal e instrutor da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus)

Geovânio Silva Ribeiro – Tenente-coronel da Polícia Militar do Espírito Santo

Heli Schmitel – Chefe da Delegacia de Armamento e Munição da Polícia Civil do ES

Ícaro Ruginski Borges Nascimento da Silva – Delegado da Polícia Civil do ES

José Darcy Santos Arruda – Delegado-geral da Polícia Civil do ES

Lelo Couto – Presidente da Câmara Municipal de Cariacica

Leilson França Lessa – Servidor da Secretaria de Defesa Social de Cariacica

Messias Donato – Deputado federal

Marcos Aranda – Secretário de Serviços de Cariacica

Rafael Santana da Silva – Instrutor de Policiamento Ostensivo da Polícia Militar do Espírito Santo

Renan Poton de Jesus – Secretário de Administração de Cariacica

Sérgio Camilo – Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Cariacica

Teófilo Teixeira Dias – Subsecretário Municipal de Tecnologia da Informação de Cariacica

Wellington Barbosa – Policial penal e instrutor da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus)

Weverton Santos Moraes – Secretário de Obras de Cariacica

Leia também