Economia educação

Prazo de Inscrição para Empreendedora em Costura Industrial foi Estendido

Foi estendido até o próximo dia 19 de julho o prazo para envio dos formulários de inscrição para a “Trilha de Formação Empreendedora em Costura Industrial para Vestuário”, ofertada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

São 200 vagas disponibilizadas para a trilha, que será dividida em duas formações: uma para tecidos planos e a outra para tecido malha elastano. Ambas são voltadas para o desenvolvimento de empreendedores na área de confecção e vestuário. Cada formação será composta por cinco temas: “Introdução à Costura Industrial”, “Operação em Máquina Reta”, “Operação em Overloque e Interloque”, “Operação em Máquinas Especiais” e “Montagem de Peças em Tecido Plano e Tecido Elastano”.

Capacitação Empreendedora

“Os cursos de capacitação empreendedora têm como objetivo atender a uma demanda latente de qualificação do segmento do vestuário, em franca expansão no Estado. As aulas serão expositivas e práticas, fazendo uso das máquinas para colocar a mão na massa após as atividades teóricas”, destacou o diretor geral da Aderes, Alberto Gavini.

Formações do tipo trilha consistem em cursos flexíveis, desenvolvidos para profissionais já atuantes no mercado, que precisam de flexibilidade para conciliar os estudos com o trabalho. Diferentemente de outros cursos de costura, que demoram aproximadamente nove meses, esta trilha será desenvolvida por etapas que duram de 24 a 30 horas, conforme explica o gerente de projetos especiais da Aderes, Samuel Messias.

“Em cada etapa, o aluno ganhará um certificado que o permitirá já atuar naquela determinada área. Após terminar todas as etapas, ele receberá um certificado consolidado, se tornando costureiro profissional”, contou Messias.

Parcerias

O projeto “Trilha de Formação Empreendedora em Costura Industrial para Vestuário” é uma parceria da Sedes e Aderes com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES). A iniciativa também conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Vestuário de Colatina e Região (Sinvesco) e das prefeituras das cidades onde ocorrerão as aulas.

Aulas

Os cursos serão ministrados nas unidades de ensino do Senai de Vila Velha, São Mateus, Linhares e Colatina. As turmas funcionarão de segunda a sexta-feira, e de acordo com a demanda poderão ser executadas nos turnos matutino (das 8h ao meio-dia), vespertino (das 13h às 17h) ou noturno (das 18h às 22h).

Pré-requisitos e Inscrições

Os interessados em se inscrever deverão ter idade mínima de 16 anos, Ensino Fundamental (1º ao 6º ano) e serem residentes nos municípios da Grande Vitória, de São Mateus, de Linhares e de Colatina. Para efetuar a inscrição, será necessário o preenchimento completo da ficha, disponível no link: https://acesse.one/26U08. A seleção será feita por ordem de inscrição.

Auxílio

Os inscritos no projeto “Trilha de Formação Empreendedora em Costura Industrial para Vestuário” terão direito a vale-transporte, uma bolsa auxílio no valor de R$ 200,00 por quinzena, além de lanche.

Leia também