Política

Governador do Espírito Santo faz visita técnica ao Departamento de Polícia de Nova Iorque

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou na manhã desta quinta-feira (16) o Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYPD). Durante a visita ao Centro Integrado de Operações Conjuntas, Casagrande teve a oportunidade de conhecer de perto a metodologia de trabalho integrada e as tecnologias avançadas utilizadas pelo maior departamento de polícia dos Estados Unidos.

A agenda foi organizada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, que anteriormente atuou como adido da Polícia Federal nos EUA. “Depois do 11 de setembro, a Polícia de Nova York intensificou a integração e o uso da tecnologia. É muito bom conhecer como trabalha a polícia em uma cidade que recebe visitantes de todo o mundo. Fazendo essa visita, pudemos constatar que o Programa Estado Presente em Defesa da Vida está no caminho certo, já que após o 11/9 a Polícia trabalha de forma integrada com os demais níveis de segurança, inclusive tem um canal aberto para falar com o presidente imediatamente, sem intermediários”, destacou o governador.

Além da troca de informações e experiências, Casagrande negociou a possibilidade de um Acordo de Cooperação entre a Polícia de Nova York e o Governo do Espírito Santo. Para formalizar esse acordo, será necessário que o Governo do Estado encaminhe um pedido por meio da Polícia Federal do Brasil.

A visita também foi uma oportunidade para o governador capixaba conhecer as avançadas tecnologias de segurança utilizadas pela polícia nova-iorquina. A cidade conta com um sistema de monitoramento de 70 mil câmeras públicas e privadas, que são acessadas em caso de crimes. Todos os policiais do NYPD utilizam câmeras corporais, que devem ser ativadas ao saírem das viaturas, e são monitorados em tempo real. Além disso, as viaturas são monitoradas e um relatório detalhado das últimas 48 horas é produzido.

“Com o uso da tecnologia, as nossas forças de segurança no Espírito Santo têm conquistado bons números na redução da criminalidade. O ponto alto da tecnologia que vimos aqui em Nova Iorque são as câmeras de monitoramento que ajudam a desvendar os crimes, assim como fazemos por meio do Estado Presente. Conhecemos novas tecnologias nessa visita e vamos fazer essa cooperação para que possamos trazer novidades para nosso Estado e também apresentar algumas das nossas ações de sucesso no Espírito Santo”, ressaltou Casagrande.

Assim como o Programa Estado Presente, que integra as diversas forças de segurança, sejam municipais, estaduais ou federais, além de outros órgãos como o Poder Judiciário, a Polícia de Nova Iorque também opera de forma integrada. No Centro Integrado de Operações Conjuntas, todos os níveis de departamento de polícia trabalham em sinergia, permitindo uma resposta rápida e eficiente em situações graves.

 

Foto: Hélio Filho/Secom

Leia também