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Golpe da conta bloqueada: como se proteger da falsa central de atendimento

Você recebe uma mensagem de uma suposta central de atendimento do seu banco dizendo que há um problema com a sua conta e que ela está bloqueada temporariamente. Ao continuar a conversa, o falso atendente diz que a conta será liberada após um procedimento de teste.

Nisso, ele te convence a fazer um Pix, que teoricamente será estornado depois, para garantir que tudo voltou ao normal. O golpe da conta bloqueada parece novo, mas na verdade ele usa táticas de persuasão e engenharia social que são velhas conhecidas. Entenda, abaixo, quais são os riscos e como se proteger.

Como funciona o golpe da conta bloqueada?

Esse golpe se assemelha ao da falsa central de atendimento, que é quando um cliente é convencido de que há algo de errado com a sua conta bancária e entrega, sem nem perceber, informações sensíveis como a própria senha ou até mesmo dinheiro para os criminosos.

No golpe da conta bloqueada, depois de abrir o contato, o fraudador alerta a vítima sobre um suposto bloqueio e pede que ela realize uma série de ações no app para recuperar o acesso.

Mas, em vez de se tratar de um bloqueio legítimo, tudo não passa de uma armação: com o alerta falso, os golpistas enganam o usuário com mensagens que causam pânico e despertam o senso de urgência.

Durante a conversa, esses criminosos fazem de tudo para que você caia na armadilha, trazendo informações como seu nome e data de nascimento, por exemplo, para deixar o golpe com uma cara mais real.

Como me proteger do golpe da conta bloqueada?

O melhor jeito de se proteger é prestando bastante atenção nos sinais de que há algo de errado. Aqui vão algumas dicas:

  • Desconfie sempre de qualquer ligação: lojas, bancos e outros prestadores de serviços nunca vão te pedir informações sensíveis (como a sua senha) durante uma chamada de telefone;
  • Também não é normal que um banco te peça para fazer um Pix em troca de algum serviço;
  • Na dúvida, não faça nada até ter certeza de quem está do outro lado da linha;
  • Se você receber uma mensagem de bloqueio, entre em contato com o seu banco por meio de um canal oficial e espere orientações do time de atendimento. No caso do Nubank, nossos canais de atendimento são o chat do app, o telefone 0800 608 6236 e o e-mail meajuda@nubank.com.br;
  • Mesmo que você tenha recebido alertas reais sobre transações suspeitas, nunca faça Pix ou outras transações no seu app com base em uma ligação supostamente recebida pela sua instituição. Nestes casos, o ideal é buscar proativamente por ajuda em um dos nossos canais oficiais;
  • Não baixe nenhum app fora da loja oficial do seu celular, nem clique em links suspeitos. Em geral, links e apps estranhos podem carregar malwares e vírus nocivos para o seu aparelho e seus dados;
  • Proteja suas senhas, não só as do app do banco mas também a do e-mail de recuperação que está vinculada à conta. Troque essa senha com frequência e, quando possível, use autenticação de dois fatores.

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