Geral

Genelhu apoia candidatura de Érica Neves à presidência da OAB-ES

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), Antônio Augusto Genelhu Júnior, anunciou seu apoio à candidatura de Érica Neves para a presidência da OAB-ES nas eleições que ocorrerão na próxima sexta-feira, 22 de novembro. Este será o primeiro pleito realizado de forma online pela OAB-ES.

Além de Genelhu, Érica Neves também conta com o apoio de Santuzza da Costa Pereira, filha do ex-presidente Agesandro da Costa Pereira, que faleceu recentemente. A eleição, que traz importantes propostas para o futuro da advocacia capixaba, ocorre com um novo formato, que promete facilitar o acesso e a participação dos advogados no processo eleitoral.

Érica Neves, candidata da chapa 10, está acompanhada de uma equipe de peso. O advogado Carlos Augusto da Motta Leal é seu vice, enquanto Eduardo Sarlo ocupa o cargo de secretário geral. Camila Brunhara será a secretária geral adjunta, e Neffa Junior assume a tesouraria da chapa.

A formação do Conselho Federal também foi revelada. O grupo conta com Luiz Claudio Allemand, Elisa Galante, Christina Cordeiro, Flavio Cheim, Cristiane Mendonça e Luciano Pavan, profissionais altamente qualificados que, junto a Érica, buscam transformar a OAB-ES e promover uma atuação mais eficiente e dinâmica em defesa dos interesses da advocacia capixaba.

Em seu discurso, Érica Neves reforçou seu compromisso com a implementação da Procuradoria de Prerrogativas, um projeto que, se eleita, será tirado do papel. A iniciativa visa contratar advogados pela OAB-ES, criando núcleos no Sul, Norte e em Vitória. Esses profissionais serão selecionados e treinados para atuar na defesa das prerrogativas da advocacia, fortalecendo o controle sobre as violações de direitos e melhorando a interlocução com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo. “Precisamos de uma base de dados estruturada e de um controle eficaz das situações enfrentadas pelos advogados em nosso estado. O objetivo é garantir que autoridades autoritárias não se sintam à vontade para violar nossas prerrogativas”, afirmou Érica.

Outra proposta de destaque é a reestruturação da Escola Superior de Advocacia (ESA), que será dividida em duas vertentes: a ESA tradicional e a ESA Business. A primeira seguirá com o foco na formação jurídica, oferecendo cursos voltados para as demandas do mercado, como Direito Aduaneiro e Direito de Start-ups. Já a ESA Business terá uma proposta inovadora, voltada para a profissionalização do negócio da advocacia. “Vamos oferecer cursos de gestão de escritórios, marketing digital, vendas e precificação, para preparar o advogado não só para o Direito, mas também para a gestão de sua carreira”, explicou Érica.

Em relação à anuidade, Érica Neves anunciou medidas para beneficiar todos os advogados, com especial atenção aos jovens profissionais. Ao pagar a anuidade, os advogados terão direito a créditos para utilizar na ESA Business, aproveitando os cursos voltados para a gestão do negócio jurídico. Além disso, a candidata propôs um desconto progressivo para os jovens advogados, que começarão com 70% de desconto no primeiro ano e chegarão a 40% no quinto ano de atuação. Outra novidade é a possibilidade de parcelamento da anuidade em até dez vezes, ao contrário da atual gestão, que só permite o parcelamento nos casos de Refis (parcelamento de dívidas).

 

Leia também