Por unanimidade, a Câmara Municipal da Serra aprovou um um projeto de lei para abertura de novas vagas para a Guarda Civil Municipal da Serra, nesta segunda-feira (30). Serão 130 novos agentes para fortalecerem a corporação e, consequentemente, a segurança no município. Nas redes sociais o prefeito, Sergio Vidigal comentou a aprovação e explicou um pouco mais sobre a dinâmica do processo seletivo.
“Por unanimidade, o nosso projeto de lei para abertura de novas vagas para a Guarda Civil Municipal da Serra foi aprovado pela Câmara Municipal da Serra. Serão 130 novos agentes para fortalecerem a corporação e, consequentemente, a segurança em nosso município”, disse.
O projeto que foi enviado pelo Executivo Municipal, ainda fornece reajuste salarial para os agentes, concedendo um salário de até R$ 10 mil. No projeto de lei, a Prefeitura da Serra aumenta o número de agentes da Guarda de 170 para 300, ou seja, permitindo que o concurso público oferte 130 vagas para novos servidores.
O presidente da Câmara, Saulinho da Academia, antes da votação falou sobre o PL e durante a sessão parabenizou o Executivo pela iniciativa.
“Desejamos a Guarda os mais sinceros parabéns pelo trabalho desempenhado em nosso município e damos parabéns e digo que vocês podem contar com esta Casa de Leis e com estes vereadores que aqui se encontram. E quero aqui parabenizar o executivo municipal por ter enviado este projeto tão importante e de valorizção e do concurso da guarda,” finalizou.
Após a sanção do prefeito Sergio Vidigal, o concurso estará oficialmente autorizado a ser realizado e deve publicar o edital até o mês de junho. Assim que publicado, o edital definirá as regras e datas do certame, iniciando oficialmente as inscrições. O impacto financeiro dos 130 novos cargos será de R$ 20 milhões por ano, conforme detalhado pelo Executivo no PL.
A Prefeitura da Serra já definiu algumas das regras para o concurso público da Guarda Civil Municipal. A principal alteração é na mudança da faixa etária que permite a participação dos candidatos.
Para isso, o prefeito Sergio Vidigal sancionou uma alteração da Lei Nº 5.575, que dispõe sobre as exigências para o certame que envolve a corporação municipal.
Com isso, ficou definido que os requisitos para que o candidato seja aceito no concurso são os seguintes:
- Ensino Médio completo
- Nacionalidade brasileira
- Gozo dos direitos políticos
- Quitação com as obrigações militares e eleitorais
- Ter no mínimo 18 anos e no máximo 35 anos até a data da inscrição
- Possuir aptidão física, mental e psicológica
- Idoneidade moral comprovada por investigação
- Carteira de Habilitação no mínimo B
Ou seja, já é oficial que o certame vai aceitar inscrições de pessoas que tenham de 18 a 35 anos. Na última contratação realizada pela Prefeitura da Serra, em 2015, a idade máxima era de 29 anos. Até o momento, não se sabe se haverá altura mínima, entretanto, no concurso anterior, não havia essa exigência.