A comédia dramática “O pai”, que rendeu ao protagonista Fúlvio Stefanini o Prêmio Shell de melhor ator, será o primeiro espetáculo da extensa e gratuita programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória 19ª Edição – FENATEVI 2023. A montagem será apresentada no Teatro Universitário, na Ufes, nos dias 13 e 14 de outubro. O evento acontece até o dia 21, em vários espaços da Capital e também na Serra e Cariacica, somando um total de 22 peças teatrais.
No espetáculo, Fúlvio Stefanini, um dos atores mais consagrados do país, com seis décadas na carreira artística, interpreta André, um idoso de 80 anos, rabugento à primeira vista, mas dotado de uma simpatia e senso de humor cativantes. Sua filha, confrontada com o dilema de cuidar de seu pai à medida que sua saúde mental declina, se vê diante de uma difícil decisão: assumir a responsabilidade de cuidar dele ou considerar a opção de interná-lo em uma instituição de idosos, liberando-se para desfrutar sua própria vida ao lado de seu namorado. “O pai” cativa o público com sua combinação única de humor e comoção. Também em cena os atores Carolina Gonzalez, Wilson Gomes, Lara Córdula, Carol Mariottini e Paulo Emílio Lisboa.
A primeira noite do evento será marcada ainda por homenagens à atriz, diretora, radialista e profissional de TV Marcia Gaudio, ao artista e produtor cultural Armando Mecenas e, in memoriam, ao ator e poeta Marcos de Castro. “O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória chega à sua 19ª edição jovem, mas com uma trajetória rica de experiência, diversidade de estética e regional, principalmente permitindo e democratizando o acesso e fomento às artes cênicas no Espírito Santo”, declara Elenice Moreira, diretora geral do Fenatevi.
Taty Moraes, diretora executiva do Festival destaca que a arte é uma forte ferramenta de comunicação capaz de conscientizar a população e resistir, através de suas manifestações, denunciando e nos mostrando os verdadeiros sentidos e objetivos das ações das classes dominantes.
O Fenatevi conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e Arcelor Mittal por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e a LICC – Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Tem apoio do Teatro Universitário (Ufes), Palácio da Cultura Sônia Cabral, Teatro do SESI, Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, Estação Cidadania Cultura e Centro Cultural Eliziário Rangel e realização da Associação Cultural Circense e Ambiental Uma Floresta e Ratimbum Produções de Artes.
Programação
Os espetáculos selecionados para o Festival são montagens capixabas, como “O Menino do Dedo Verde”, do Grupo Imprópria Trupe (Serra) e “A Sós”, do Grupo Teatral Caparaó (Alegre), além de peças de estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e até do exterior, como “NUSHU”, da Colômbia.
Os ingressos para as apresentações em teatros, serão distribuídos uma hora da apresentação, na bilheteria. Haverá ainda apresentações em espaços públicos, como a Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória e até um cortejo saindo da Rua 7 até o Palácio da Cultura Sônia Cabral.
Clique aqui e confira a programação completa.