Cultura

Formemus lança laboratório técnico com capacitação em iluminação, sonorização e produção de palco

O Formemus, plataforma de desenvolvimento da música brasileira e capixaba, lança a ação de capacitação Formemus Lab Técnica, que realizará 3 oficinas, entre os meses de março e maio, na Casa da Música Sônia Cabral no Centro Histórico de Vitória e terá foco nas temáticas técnicas que envolvem a realização de um show musical.

Cada formação é gratuita e aberta ao público jovem e adulto, a partir de 16 anos, interessado em receber o conhecimento técnico básico, com um recorte de 80% das vagas para o público de Mulheres e LGBTQIAPN+. As oficinas oferecidas são: Iniciação à Sonorização de Shows, Iniciação à Produção de Palco (Roadie) e Iniciação à Iluminação de shows. Na próxima segunda, 22/01, abrem  as inscrições para a oficina de Iniciação à Sonorização de Shows. Serão 25 vagas para cada oficina e a seleção será realizada pela curadoria do Formemus.

O Laboratório Técnico que o Formemus pretende realizar vem de encontro a uma demanda local e nacional em torno da necessidade de ampliação de profissionais técnicos para a realização de shows ao vivo. Em um mercado artístico profissional em que, na frente do palco, cada vez mais mulheres e pessoas LGBTQUIAP+ tem o seu protagonismo artístico valorizado e reconhecido, o mesmo não pode ser dito para as áreas técnicas que envolvem essas apresentações musicais, sendo este espaço ainda um desafio a ser ocupado por profissionais de diferentes gêneros.

A primeira oficina será a de Iniciação à Sonorização de Shows, entre os dias 4 a 7 de março, com Ronald Igidio. Na oficina será oferecido noções básicas de sonorização para shows musicais, envolvendo conceitos técnicos e práticos. Entre os dias 1 e 4 de abril será realizada a capacitação voltada para Produção de Palco – Roadie, com Rafael Eskerda, e entre 6 e 9 de maio será realizada a oficina de Iniciação à Iluminação de Shows, com André Stefson.

Cada oficina terá 24 horas de conteúdo divididos em encontros de 6 horas. Os mentores de cada oficina foram escolhidos por sua capacidade de contribuir com seus conhecimentos técnicos de forma pedagógica, profissional e prática.

OFICINEIROS

Ronald Igidio, com uma trajetória de 27 anos como técnico de áudio, tem se destacado por sua versatilidade e expertise em diversos segmentos da indústria do som. Trabalhando com bandas de variados estilos musicais, espetáculos teatrais e uma série de festivais reconhecidos, como o Festival de Jazz e Bossa de Santa Teresa e o Marien Calixte Jazz Music Festival, sua experiência se estende a colaborações com empresas de áudio de médio e grande porte. Além disso, Ronald buscou aprimoramento constante, participando de cursos especializados com renomados engenheiros de áudio como Merlijn Van Veen e Alexandre Rabaco. Atualmente, ele emprega seu vasto conhecimento prestando serviços a boates, igrejas, bandas, teatros e festivais, além de oferecer treinamentos e consultorias para empresas e profissionais iniciantes no ramo do áudio, consolidando-se assim como uma referência no setor.

André Stefson é experiente no campo das Artes Cênicas, com uma rica carreira iniciada em 2009 no Espírito Santo. Formado em elétrica pelo SENAI/ES (2015/2016), ele se destaca como iluminador, cenotécnico e eletricista cênico. Atuou como técnico de luz e eletricista cênico na Má Companhia e no Grupo Z de Teatro, com quem viajou nacionalmente apresentando os espetáculos “O grande circo Ínfimo” e “Insone” pelos projetos Palco Giratório – SESC (2013), Prêmio Teatral BR Distribuidora Petrobrás (2016) e Prêmio O Boticário de Dança (2016), sendo os dois últimos patrocinados pela Lei Rouanet. Como cenotécnico e maquinista, Stefson participou de eventos significativos como as Aldeias Ilha do Mel SESC/ES e montou cenários para várias óperas do Festival de Música Erudita do Espírito Santo. Ele também concebeu e operou a iluminação para uma diversidade de espetáculos de teatro e dança, além de contribuir na área musical com shows de artistas como Danilo Diniz e Sandrera. Destaca-se ainda seu trabalho em exposições como “Revivendo o Melpômone” e “A Arte do Ofício”. Stefson tem experiência como maquinista teatral no Centro Cultural SESC Glória e desempenhou papéis de coordenação técnica em festivais de música erudita, literatura e outros eventos culturais, evidenciando sua versatilidade e comprometimento com as artes.

Rafael Eskerda é um profissional multifacetado no mundo da música, acumulando uma década de experiência como baterista e atuando em quase todos os gêneros musicais. Participou de bandas como Antimilk, vencedora do 4º Festival Prato da Casa, e colaborou com artistas diversos, incluindo André Prando, Gabriela Brown, com quem gravou o disco “ZEUGMA”, e SILVA, onde contribuiu como percussionista no disco “Bloco do SILVA”. Além de sua carreira como baterista, Rafael é roadie, drum tech, guitar tech, produtor técnico e diretor de palco. Ele tem uma experiência significativa trabalhando com bandas em uma variedade de eventos e festivais, como Tarde no Bairro, Festival Voadora, e o Festival de Inverno de Domingos Martins. Como diretor técnico, ele se destacou no 2º e 3º Festival Marien Calixte Jazz Music Festival, Rap in Cena,  Coala Fest e no 1º Festival Musin, entre outros. Sua excelência foi reconhecida com a conquista do prêmio de melhor roadie no 1º Prêmio da Música Capixaba. Atualmente, Rafael atua como roadie para artistas como Jão e Tássia Reis  dentre outros, demonstrando sua versatilidade e comprometimento no cenário musical.

Formemus

O Formemus é uma conferência e festival de música voltado para o desenvolvimento do mercado da música independente brasileira, conectando profissionais de todo o Brasil. A ação engloba painéis, palestras, rodadas de negócios, pitching musical, mostra de videoclipes, mostra fotográfica e showcases. Enquanto plataforma a ação ainda realiza o “Formemus em Casa”, que são temporadas de exibição dos painéis legendados das edições anteriores do evento, que podem ser encontradas no canal de youtube do Formemus; o “Formemus FM”, que é um programa de rádio voltado para a música capixaba e brasileira que acontece de 2a. a 6a. de 18h às 19h, na Rádio Universitária 104,7 FM e a formação Formemus LAB Artístico, com capacitações em Direção Cênica de Show, Direção Musical de Show e Mercado da Música e Gestão de carreira e preparatório para Pitch e Rodada de Negócios. O Formemus Lab Tec é uma realização da Saurá Projetos Culturais através do Edital de Difusão Musical – Funcultura 2023 da Secretaria da Cultura do Espírito Santo.

Leia também