Formemus 2025 traz shows gratuitos de Teatro Mágico, Tuyo, Afronta e mais no Teatro da Ufes
Entre os dias 27 e 30 de agosto, Vitória será palco de um dos mais importantes festivais-conferência de música do país. O Formemus chega a mais uma edição reunindo artistas capixabas, nomes consagrados da cena nacional e grandes players do mercado musical brasileiro, com uma programação gratuita no Teatro da Ufes.
O evento vai oferecer apresentações intimistas e marcantes, como o show voz e violão de Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, explorando a força da canção e da palavra. Também sobem ao palco a banda Tuyo, conhecida por suas composições sensíveis e poéticas, e a rapper Afronta, que traz potência e representatividade para o festival.
A entrada é gratuita, mediante credenciamento pelo site www.formemus.com.br.
Além dos shows principais, o Formemus receberá os showcases nacionais da edição 2025, com 13 artistas e bandas autorais selecionados entre mais de 550 inscritos de todas as regiões do país. Entre os nomes confirmados estão: ÀIYÉ (RJ), Calorosa (MT), Carla Sceno (MG), Cidade Dormitório (SE), Klüber (PR), Luiza Dutra (ES), Maré Tardia (ES), Mombojó (PE), Plutão Já Foi Planeta (RN), Sthelô (BA), Thays Sodré (PA), Vozmecê (MS) e Zé Bigode Orquestra (RJ).
As apresentações acontecem entre 28 e 30 de agosto e funcionam como uma vitrine estratégica para novos nomes da cena. Curadores, jornalistas, programadores, selos, editoras e representantes de festivais e casas de shows de todo o Brasil acompanham de perto cada performance, abrindo portas para futuras contratações e parcerias.
Os showcases são apresentações curtas que permitem que artistas mostrem seu trabalho diretamente a profissionais do setor. Essa dinâmica é um dos pilares do Formemus, que tem como objetivo criar conexões entre quem cria, investe, circula e comunica música no Brasil.
A programação inclui ainda debates, palestras, rodadas de negócio, painéis e mostras, tornando o evento um espaço de formação e troca de experiências, especialmente relevante para a música produzida fora do eixo Rio-São Paulo.
“O Formemus nasceu para fortalecer a música independente e criar pontes entre artistas e profissionais do setor. Nesta edição, além de grandes nomes no palco, teremos uma vitrine para talentos de todas as regiões do Brasil. É um momento único para gerar conexões, impulsionar carreiras e mostrar que o Espírito Santo é um território criativo e pulsante na cena musical brasileira”, destaca Daniel Morelo, organizador do evento.
Consolidado como um dos principais encontros da música independente no Brasil, o Formemus reúne por quatro dias artistas, produtores, curadores, selos e representantes de diferentes áreas da cadeia produtiva musical. Em 2025, além da seleção de 13 showcases, a grande novidade é a rodada de negócios com casas de shows de várias cidades do país, ampliando as chances de circulação para novos talentos.