O Formemus, que acontecerá entre os dias 7 a 10 de agosto na UFES, divulga o resultado do Chamamento Nacional para Showcase. A sexta edição da conferência bateu recorde de inscrições. Foram mais de 360 artistas de todas as regiões brasileiras e 11 selecionados.
Para o Showcase foram selecionados: Caju (ES), Enme (MA), Estela Ceregatti (MT), Flor ET (RS), Gastação Infinita (ES), JaySant’ (ES), Lorena Nunes (CE), Núbia (MA), OXE (AL), Siamese (PR) e Zudizilla (RS).
Os artistas vão se apresentar no palco do Formemus, de 8 a 10 de agosto, gratuitamente, para o público em geral, além de empresários, curadores de festivais, players e produtores de todo o Brasil. Os showcases acontecem no final de cada dia e são abertos ao público até o limite da capacidade do local.
“Os showcases do Formemus são uma vitrine para a nova produção musical do país. A curadoria procura identificar novos movimentos artísticos, linguagens e tendências musicais para o mercado nacional e internacional”, ressalta Simone Marçal, co-realizadora do Formemus e diretora da MM Projetos Culturais.
Esse ano o Formemus acontece na UFES e vai reunir os maiores nomes do mercado da música nacional e um público interessado no atual cenário da música, com uma visão especial para o futuro e todas as possibilidades de difusão da carreira artística dos participantes.
O Formemus 2024 tem o patrocínio da ES Gás, EDP e Banco do Nordeste, através das Leis de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc) e da Lei Rouanet. Conta com o apoio da UBC (União Brasileira de Compositores), Abramus e UFES. A realização é da MM Projetos Culturais, Secult ES e Ministério da Cultura.
Rodada de negócios
Estão abertas, até 18 de julho, as inscrições para a Rodada de Negócios do Formemus. Aberta para artistas de todo o Brasil, as rodadas de negócios são oportunidades únicas de realização de encontros individuais com possíveis compradores ou parceiros em negócios da música. As reuniões têm duração máxima de 10 minutos. “É a segunda vez que o Formemus realiza a rodada de negócios, e para além dos negócios que podem ser gerados, a ação proporciona conexão entre os artistas e os possíveis contratantes”, pontua Daniel Morelo, diretor do evento.
Credenciamento e novidade
O primeiro dia de Formemos, dia 7 de agosto, é reservado para o Pitching Musical, o momento para mostrar seu talento para grandes players do mercado musical, que vêm de todo o País para conferir as apresentações. Pela primeira vez o Pitching Musical será aberto ao público participante do Formemus, previamente credenciado, que ainda poderá participar de todas as formações.
A entrada no Formemus é gratuita e o credenciamento para participar da conferência está aberto no site www.formemus.com.br Em breve, o público vai poder conferir a programação completa, que promete ser de muita conexão e painéis potentes.
Confira os selecionados para os showcases do Formemus 2024:
Caju (ES)
Caju, 21 anos, é uma cantora e compositora capixaba que deu os primeiros passos em sua carreira autoral em 2021, mas vem atuando musicalmente desde 2017. Atualmente, Caju está imersa em seu mais recente projeto, “Turmalina”, um EP visual composto por cinco faixas, cada uma acompanhada de um videoclipe. Canções como “Sinestesia”, “Afago”, “Efêmero”, “Noite Vazia” e “Veneno” mostram uma fusão de influências que vão desde a Música Popular Brasileira até o Experimental Rock, passando pelo Alternativa/Indie e POP.
Enme (MA)
Enme é cantora, compositora, produtora cultural e rapper. A maranhense trans não-binárie traz na sua sonoridade a junção dos tambores ancestrais com a identidade urbana do hip hop. Premiada com a música “Juçara” no maior festival de Hip Hop da América Latina, Enme também participou do reality Caravana das Drags, apresentado por Xuxa Meneghel, da trilha sonora da série Chuva Negra do Globo Play e do filme “Valentina” da Netflix.
Estela Ceregatti (MT)
Expoente da música mato-grossense, Estela Ceregatti foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música (Music Pro Awards – BSB) em 2018 na Categoria Criação e premiada em 3 categorias do PPM 2023. Já dividiu palco com importantes nomes, como Ivan Lins, Renato Braz e Mônica Salmaso e tem parcerias musicais com relevantes nomes da música e literatura, como Déa Trancoso, Socorro Lira, Márcia Kambeba e Makely Ka.
Flor ET (RS)
No seu oitavo ano de atuação, apresentando composições do disco “Futurotrópica” e canções inéditas, a banda gaúcha Flor ET mistura rock alternativo com ritmos brasileiros, criando uma explosão rítmica que desafia fronteiras musicais e trazendo para o palco uma experiência inesquecível. Só no ano de 2023, a banda rodou mais de 20 mil quilômetros em apresentações no Brasil e no Uruguai.
Gastação Infinita (ES)
Formada por 5 jovens capixabas em 2018, a banda Gastação Infinita trás no seu som a mistura de vários gêneros musicais regionais, além de referências do underground internacional, unindo baião, ijexá, garage rock, indie e muito mais. Como já dizia Tom Zé: ‘todo compositor brasileiro tem uma mania danada de ser sério’ e o quinteto capixaba vem com a intenção de romper isso mesmo. Sempre de forma descontraída, a banda vem construindo uma base na cena da Grande Vitória com o lançamento de seu EP ao vivo e a realização de diversos shows com grandes referências da cena capixaba, como André Prando, My Magical Glowing Lens, Fabriccio e Solveris.
JaySant’ (ES)
Compositor, intérprete e multi-instrumentista, dono de uma voz doce e forte, conhecido pelo seu carisma e sensibilidade musical, uma das marcas registradas de Jay são suas referências, que vêm do Blues ao Neo Soul, passando também pela música popular brasileira e trazendo algumas referências do pop. O capixaba faz parte da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, estreou seu trabalho autoral com o single “Só Nós”, seguido por “Sem Jeito”.
Lorena Nunes (CE)
Com dez anos de carreira, Lorena Nunes é hoje uma das vozes de maior destaque no atual cenário da música cearense e traz para o Formemus seu show “Embarcação”. Experiente dos palcos da cidade alencarina, a cantora e compositora acumula em seu currículo apresentações em várias cidades dentro e fora do Ceará, e também turnês internacionais em Cabo Verde, Espanha, Itália, Portugal, França e Bélgica.
Núbia (MA)
Núbia é cantora e compositora e, com uma voz marcante, entoa músicas que abordam a influência sociocultural do reggae jamaicano no Maranhão, compostas sob a sua perspectiva enquanto mulher preta e LGBTQIAP+, mesclando na sua sonoridade influências da música negra. Uma das grandes revelações do reggae maranhense da última década, Núbia iniciou sua trajetória em 2015 e já percorreu grandes palcos de todo o País.
OXE (AL)
Surgida em Maceió e formada por 2 pernambucanos e um alagoano, a Oxe emplacou duas músicas na trilha sonora do Filme “Deus é Brasileiro”, de Cacá Diegues, a música tema de abertura da série “Sotaques Brasil” no Canal Music Box Brasil e foi indicada por 3 anos consecutivos ao Prêmio Tim e conquistou 2 vezes o Prêmio Profissionais da Música. Orgulhosos de serem brasileiros, os nordestinos vão apresentar um repertório escolhido entre seus três discos e três singles para o Formemus e a canção “Na Rede” deve estar no showcase.
Siamese (PR)
Com repertório autoral e estética criativa, a paranaense Siamese apresenta rimas em seu estilo único, com poesia e reflexões sobre vivências particulares e coletivas que vão do rap, pop, vogue beat e trap. Em 2022, lançou o single “Fogosa 2.2” com produção de Clementaum, que é o novo hino do Bloco Fogosa, primeiro bloco queer, com sonoridade hip-hop a desfilar no carnaval oficial de Curitiba. Recentemente lançou o single Telas, com produção musical de Machado (TUYO), uma abordagem mais romântica dentro de sua obra.
Zudizilla (RS)
Nascido em Pelotas – RS, o rapper, produtor musical e designer Zudizilla carrega em suas letras reflexões, dores e a luta sobre o racismo do cotidiano e que insiste em embrenhar cada vez mais nas estruturas da sociedade. Com forte influência do hip hop e do jazz, também bebe na fonte da música popular brasileira. Entre as parcerias realizadas, destaca Luedji Luna, DJ Nyack e Coruja BC. Em 2023 recebeu o prêmio de Melhor Disco de 2022 pelo Prêmio Rap Brasil.