Iniciativa busca fornecedores com soluções inovadoras para aprimorar processos da mineradora
O Findeslab, hub de inovação do Sistema Findes, lançou a 2ª edição do Openlab, um programa de inovação aberta que tem como objetivo conectar fornecedores, especialmente startups e empresas de base tecnológica, com grandes indústrias. Nesta edição, a mineradora Vale propôs dois desafios com foco na inovação tecnológica e na melhoria de seus processos internos. As inscrições estão abertas até o dia 13 de janeiro.
O Openlab é uma iniciativa dentro do programa Conectalab, que integra membros do Findeslab, agora com a Vale como membro diamante. A proposta visa facilitar a aproximação entre as empresas e o ecossistema de inovação, promovendo parcerias para resolver questões que impactam diretamente a operação da mineradora. Segundo Bianca Souza, gerente de inovação do Findeslab, o programa reflete o propósito da instituição de fomentar a competitividade industrial e criar pontes de negócios entre a indústria e as empresas de tecnologia. “Com a Vale, que está conosco desde 2019, o Findeslab tem cumprido sua missão de transformar a indústria e torná-la mais competitiva”, afirmou.
Nesta 2ª edição, a Vale propôs dois desafios que buscam soluções inovadoras focadas em segurança, eficiência operacional e preservação ambiental. As questões envolvem análise preditiva para prevenir desgastes e a contenção de particulados, com o objetivo de evitar quebras nos bitrens e assoreamentos nas operações da mineradora.
Desafio 1: “Como podemos realizar a inspeção do barramento (Monovia) de talhas na Vale para aumentar a segurança dos colaboradores e evitar a identificação tardia do desgaste desses barramentos?”
Esse desafio busca soluções para garantir a integridade do sistema de talhas, aumentando a segurança nas operações e evitando falhas que possam impactar a segurança dos trabalhadores.
Desafio 2: “Como podemos impedir ou diminuir o acúmulo de material no cambão de acoplamento dos Bitrens do Transporte Mina – Pera da Mina de Serra Leste da Vale, para evitar tricas no cambão, manutenção não programada, sujidade da pista e posterior assoreamento dos dispositivos de drenagem e corpos hídricos?”
O segundo desafio foca na melhoria das operações de transporte, buscando soluções para reduzir problemas mecânicos, além de melhorar a sustentabilidade ambiental das atividades da mineradora.
As startups interessadas em participar do Openlab terão a oportunidade de receber até R$ 80 mil para o desenvolvimento de suas soluções, além de acesso ao coworking do Findeslab e a possibilidade de co-criar soluções em parceria com a Vale. A iniciativa pode resultar em oportunidades de negócios contínuos com a mineradora, reforçando o potencial de inovação para a indústria.
As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://findeslab.com.br/openlab/ e vão até o dia 13 de janeiro.