Geral Saúde

Fevereiro Roxo: mês da conscientização sobre a Fibromialgia

Centro de controle de dor crônica promove ações sociais para alertar a população de como ter qualidade de vida através de tratamento interdisciplinar

O segundo mês do ano marca a chegada da campanha Fevereiro Roxo e a conscientização para Fibromialgia, doença autoimune, silenciosa no sintoma, na progressão e caracterizada pela dor crônica.

A campanha apoiada pelo Centro de Controle da Dor Relevium – referência nacional na abordagem interdisciplinar em pacientes que sofrem com dores crônicas– abraça a causa com intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce em relação a esse distúrbio através de ações sociais (gratuitas), no dia 11 de fevereiro, sábado, a partir das 7h30, na Praia da Guarderia, na Enseada do Suá, em Vitória.

A ação contará com café da manhã, mesa redonda sobre alimentação, remada com instrutores da equipe da Va’a Clube, exercício de mindfulness, alongamento, treino funcional, aula de dança e programação infantil. E ainda, aferição de pressão, massagem, oficina de beach tennis e espaço nutricional oferecido pela equipe interdiciplinar da Relevium, composta por médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, entre outros profissionais experts no assunto. Ao final da ação social o médico e especialista em dor André Felix reserva um momento surpresa para público presente.

O objetivo é conscientizar e esclarecer a população sobre a dor crônica, em especial a fibromialgia, uma doença muitas vezes negligenciada e com um grande impacto na qualidade de vida das pessoas, enfatizar a importância do tratamento interdisciplinar e do cuidado com o indivíduo integral, com foco em nutrição, suplementação, exercícios físicos e cuidado com a saúde mental.

Apesar de muito se dizer que não há cura, a fibromialgia tem tratamento e o médico André Felix, especialista em dor Crônica, aponta que a melhor forma de tratar esse mal é através de um tratamento interdisciplinar, além de mudança no estilo de vida, boa alimentação e exercícios físicos diários.

Estima-se que de 30% a 40% da população brasileira sofra de algum tipo de dor crônica e a conscientização acerca da fibromialgia e de suas condições associadas é imprescindível. Ainda segundo o médico especialista, doença pode acometer qualquer pessoa, porém é mais comum em mulheres na faixa de 35 e 60 anos.

“Com o diagnóstico estabelecido é imprescindível o tratamento interdisciplinar, que além de ajudar no controle da dor vai preservar o bem-estar e, consequentemente, uma rotina com mais qualidade de vida”, volta afirmar o especialista.

*Confira a programação:*

 

Das 7h às 8h – Recepção e distribuição de camisas

Das 8h às 8h20 – Boas-vindas do Dr. André Félix

Das 8h20 às 8h30 – Saída da remada Va’a Clube

Das 8h30 às 8h50 – Exercício de mindfulness

Das 8h50 às 9h10 – Palestra sobre alimentação

Das 9h10 às 9h40 – Café da manhã

Das 9h40 às 9h50 – Alongamento

Das 9h50 às 10h10 – Treino funcional

Das 10h10 às 10h40 – Aula de dança

Das 10h40 às 11h10 – Programação infantil

Das 11h20 às 11h30 – Agradecimentos finais

Leia também