Em sua 3ª edição, o evento Fevereiro Roxo com a Relevium, ação especial alusivo à campanha de conscientização à fibromialgia, promete agitar as areias da Praia de Camburi e são esperadas 400 pessoas. A ação é gratuita, aberta ao público e começa a partir das 07 horas, no próximo sábado dia 24 de fevereiro, com aula de dança e exercício de mindfulness.
O especialista em dor crônica e organizador do evento, André Félix explica que a programação foi pensada em atender não só as demandas dos pacientes com fibromialgia, mas conscientizar também toda a população sobre boas práticas no dia a dia para melhora da qualidade de vida. “O paciente é o protagonista de seu tratamento, a reabilitação vem da mudança de hábitos, não está numa caixa de medicamentos”, destaca.
Social
Além do mais, a iniciativa visa contribuir para causas beneficentes. André Félix, especialista em dor crônica e responsável pela organização do evento, destaca que aqueles que se inscreverem e realizarem a doação de um quilo de alimento não perecível estarão impactando positivamente diversas vidas. Ao término da atividade, a totalidade do montante arrecadado será destinada a duas instituições de caridade.
Fibromialgia
Doença caracterizada por dores difusas envolvendo músculos, tendões e ligamentos, e causa fadiga e distúrbios do sono. O transtorno está presente em 2,5% da população brasileira, segundo dados da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED). Mas, apesar dos avanços na compreensão do processo patológico da fibromialgia até 75% das pessoas com a doença permanecem sem diagnóstico. O tratamento requer uma equipe interdisciplinar, com vários especialistas trabalhando em conjunto para amenizar a dor de cada paciente individualmente.