Acontece nos dias 24 e 25 de outubro, respectivamente, no teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e no Teatro Glória, a segunda edição do Festival de Música sem Fronteiras, uma realização da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
Durante os dois dias, serão apresentados concertos de grupos formados por professores e estudantes da instituição, com repertórios eruditos e populares. “Será uma mostra da diversidade musical presente entre os artistas da faculdade e os resultados dos intercâmbios criados por eles durante a vida acadêmica”, explica o diretor da Fames, Fabiano Araújo.
Aproximadamente, 60 músicos vão se revezar durante as duas noites de evento, contemplando diferentes abordagens musicais utilizadas para formar grupos e repertórios representativos na música.
Confira a programação:
24 de outubro, 20h, no Teatro da Ufes
Coro de Trombones da Fames: Os grupos reúnem os praticantes do instrumento na faculdade, com o objetivo de proporcionar a vivência e o aprimoramento técnico-musical por meio de um repertório variado e próprio do trombone, além de oferecer ao público um espetáculo que contempla a música erudita e popular.
Bone Vix quarteto de trombones: Formado pelos estudantes Ricley Ribeiro, Pedro Santos, Gabriel Miranda e Matias Rangell, o quarteto interpreta obras de diversos compositores com aranjos adaptados ao instrumento.
Banda Sinfônica da Fames: Criada em 2007, a Basf tornou-se um núcleo que trata da excelência da música para sopros no Estado. Ao longo dos anos ocorreram ampliações no seu formato inicial e, atualmente, essa prática atende à grade curricular da Fames como disciplina obrigatória em oito períodos do curso de bacharelado para sopros e percussão.
Sob a coordenação e regência do maestro Fellipe Carnaúba, o grupo caminha em harmonia com os ideais da atual gestão, educando com responsabilidade e acreditando, sobretudo, na disseminação da cultura musical e na construção da cidadania.
25 de outubro, 19h30, no Teatro Glória
Los Panas: Grupo de estudantes e professores da Fames, que tem como foco o resgate e a divulgação da diversidade da cultura do continente latino-americano, por meio das canções e músicas que representam a genuína identidade latina. No repertório, obras ícones no gênero, como Compay Segundo (Cuba), Natalia Lafourcade (México) Ángel Aníbal Rosado (Peru), entre outros.
Orquestra Kuña: Ou “cunhã”, que significa “mulher” em tupi-guarani, o grupo exclusivamente feminino é formado por aproximadamente 20 estudantes de música nos mais variados instrumentos, além de cantoras. O grupo foi criado visando marcar a posição das mulheres como protagonistas na música. “É de grande importância para a instituição e para a sociedade expor a representatividade feminina no espaço artístico, uma presença que impulsiona o empoderamento e inspira novas gerações de mulheres na música”, destaca a professora Raquel Abreu.
Los Panas
Orquestra Kuña
Data: 25 de outubro
Horário: 19h30
Local: Teatro Glória
Ingressos: a partir de R$10