Em sua 7ª edição, que acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, o FestCine Pedra Azul reafirma seu papel como um dos encontros mais vibrantes entre cinema e cultura não só no Espírito Santo, como também a nível internacional. Com uma programação que combina exibições e premiações de filmes, homenagens a grandes nomes do audiovisual e atividades formativas, o festival ainda abre espaço para quem deseja realizar uma imersão no aprendizado prático da sétima arte. Exemplo disso é a oficina gratuita de cinema, com vagas limitadas (sem inscrição, mas sujeito a lotação), ministrada por Roney Villela e Vanessa Lynx, dois profissionais premiados do audiovisual brasileiro, que será realizada no Hotel Vista Azul, no dia 25, às 13h.
Com duração de até quatro horas, a oficina será dividida em duas etapas. A primeira parte aplica a metodologia Potencial Máximo®, desenvolvida para eliminar inseguranças e preparar o corpo e o espírito do ator, trabalhando reflexos, estado de atenção, despojamento, fisicalidade e o indivíduo em função do coletivo. Já a segunda parte é dedicada à interpretação para o cinema, explorando relação com a câmera, graus de intensidade e tons de personagem, interpretação minimalista, além da gravação e apreciação de cenas.
Para o trio de organizadores do FestCine Pedra Azul, Alex Reis, Marcoz Gomez e Patricia Secco, o evento carrega consigo a proposta de ser um espaço vivo de experiências, e isso significa ir além da tela. “Acreditamos que a prática é fundamental para a formação de novos talentos e, por isso, incluímos em nossa programação atividades que proporcionam aprendizado direto com profissionais de renome. A oficina gratuita de cinema com Roney Villela e Vanessa Lynx é um exemplo desse compromisso: uma oportunidade rara de vivenciar técnicas e exercícios que ampliam o olhar artístico. Nosso objetivo é construir uma programação cada vez mais diversificada e atrativa, capaz de encantar quem já vive o audiovisual e também aqueles que buscam novidades e inspiração nesse universo”, destacam.
Sobre Roney e Vanessa
Roney Villela, ator, diretor teatral e professor de interpretação, tem mais de 40 longas no currículo — entre eles Um Trem para as Estrelas, Meu Nome Não é Johnny, Tropa de Elite 2 e Nise – O Coração da Loucura. Sua estreia como ator aconteceu na peça Capitães da Areia em 1982. Ao longo da carreira, recebeu 13 prêmios de melhor ator, três deles internacionais, e em 2025 estreia em produções como O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, Dolores, de Marcelo Gomes, e Papagaios, vencedor de 4 prêmios no Festival de Gramado.
Vanessa Lynx, por sua vez, é atriz, coreógrafa e especialista em Comédia Dell’Arte. Tem sólida trajetória internacional, com trabalhos em Portugal (no espetáculo SO3-HO4) e Itália (no espetáculo OK Avollo!), além de experiências em projetos teatrais para grandes empresas no Brasil e no exterior. Formada pela Casa das Artes de Laranjeiras, fez cursos na França, Portugal e Itália, e, desde 1999, é dirigida por Roney Villela. À oficina, traz sua expertise em presença física, ritmo, preparo corporal e disponibilidade psíquica.
7º FESTCINE PEDRA AZUL
Quando: de 24 a 27 de setembro
Local: Pedra Azul, com programação no Hotel Vista Azul e Aroso Paço Hotel
Instagram: @festcinepedraazul
Site: www.festcinepedraazul.com.br