Geral

Feirantes recebem orientações de prevenção a febre maculosa

A equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), da Secretaria de Saúde, está visitando feiras livres da cidade para levar aos feirantes e munícipes informações sobre a febre maculosa e ações de prevenção contra a doença. As feiras da Glória, Cobilândia e Alvorada já foram visitadas.

A febre maculosa é uma doença possivelmente fatal que costuma ser causada pela picada de um carrapato infectado com bactérias. E carrapatos podem ser encontrados com facilidade em locais de mata, onde muitos feirantes residem ou frequentam, por isso, a iniciativa de levar informações a este público.

A coordenadora do Pesms, Mônica Assunção, explica que nas ações são abordadas as formas de prevenção, os sintomas da doença e tratamento. “São informações úteis e que podem salvar vidas”, declara.

Cuidados

Quem for entrar na mata deve utilizar roupas claras e longas, calçado fechado e inspecionar o corpo de quatro em quatro horas para ver se ficou algum carrapato na pele. “Ao retirar, a orientação é que se faça leves torções, pois assim, ele não libera na saliva a bactéria. Jamais esprema, pois se o carrapato estiver infectado pode transmitir a doença”, instrui Mônica.

Sintomas

Febre, dor de cabeça, náusea, manchas vermelhas na palma da mãos e na sola dos pés e dor no corpo são alguns dos sintomas da febre maculosa. Quem adentrou áreas de mata e manifestar os sintomas deve procurar imediatamente um serviço de atendimento em saúde (Unidade de Saúde, PA ou hospital) e informar que frequenta ou frequentou local de mata e esteve em contato com animais como cavalo, bovinos, capivara, entre outros. Importante também informar onde é esse lugar.

Leia também