A Feira dos Municípios 2024, realizada entre quinta-feira (6) e domingo (9) no Pavilhão de Carapina, na Serra, contará com a participação especial da Secretaria de Saúde da Serra. A equipe estará presente durante todo o evento, oferecendo serviços essenciais para a população, incluindo orientação sobre o combate à dengue e vacinação.
Os visitantes terão a oportunidade de se informar sobre o Aedes aegypti e aprender maneiras eficazes de eliminar os criadouros do mosquito. A equipe de Educação em Saúde do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde estará disponível para tirar dúvidas sobre os hábitos e o ciclo de vida do mosquito, além de fornecer informações detalhadas sobre as doenças transmitidas por ele, como dengue, zika e chikungunya.
Além disso, a vacinação será um dos principais focos da presença da Secretaria de Saúde na feira. Os participantes poderão receber vacinas contra a influenza (gripe), Covid-19 variante XBB, poliomielite e outros imunizantes de rotina. Este é um esforço importante para garantir a proteção da comunidade contra diversas doenças.
Para se vacinar, é essencial apresentar um documento pessoal, CPF ou Cartão do SUS. No caso da vacinação infantil, também é necessário levar a Caderneta da Criança.
A Feira dos Municípios 2024 promete ser um evento enriquecedor, não apenas pela celebração das tradições e potencialidades dos municípios capixabas, mas também pela oportunidade de promover a saúde e o bem-estar da população. Não perca essa chance de se proteger e se informar!
Confira o esquema vacinal e o público de cada vacina:
POLIOMIELITE
Crianças menores de 1 ano de idade – deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da VIP).
Crianças de 1 ano a menores de 5 anos – deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário (três doses da VIP).
INFLUENZA (GRIPE)
Para todas as pessoas acima de seis meses de idade.
COVID-19 (CONTRA VARIANTE XBB)
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade – atualização do esquema vacinal.
Pessoas a partir de 5 anos que nunca receberam nenhuma dose de vacina Covid-19 na vida.
Pessoas acima de 5 anos ou mais que pertencem ao grupo prioritário – uma dose de reforço anualmente. Ainda para o grupo prioritário, idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos a partir de 5 anos, gestantes e puérperas – duas doses de reforço ao longo do ano, com um intervalo mínimo de seis meses entre elas.
Grupos prioritários Covid-19:
Pessoas de 60 anos ou mais
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores
Pessoas imunocomprometidas
Indígenas
Ribeirinhos
Quilombolas
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da saúde
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades
Pessoas privadas de liberdade
Funcionários do sistema de privação de liberdade
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
Pessoas em situação de rua