Cachoeiro Stone Fair 2025: maior feira de rochas ornamentais do país começa nesta terça-feira
A 36ª edição da Cachoeiro Stone Fair tem início nesta terça-feira (26) e segue até o dia 29 de agosto, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim. Considerada a maior vitrine de rochas ornamentais do Brasil, a feira reúne tradição, inovação e oportunidades de negócios para o setor.
De acordo com a organizadora do evento, Flávia Milanezi, a edição deste ano traz novidades que reforçam o caráter estratégico da feira. São 30 mil metros quadrados de exposição, maior metragem de estandes e cinco novas áreas integradas ao setor de blocos, que atingiu o recorde de 65 blocos com 32 toneladas cada.
Além da ampliação, a distribuição interna das ruas do pavilhão foi revisada, e o aplicativo oficial da feira — disponível para iOS e Android — recebeu atualização, oferecendo mapa interativo, programação completa e conexão direta entre visitantes e expositores.
Mais de 200 empresas estarão presentes, com expectativa de receber 16 mil visitantes entre marmoristas, arquitetos, decoradores, distribuidores e profissionais da construção civil.
Sob o tema “Conexões que Movem”, a feira apresenta lançamentos de peso: Pedra do Frade lança o quartzito Mocamblu; Decolores celebra 25 anos com estande interativo de 54 m² e experiência ESG imersiva; Marbrasa apresenta releitura da poltrona “Duna”, em um espaço inspirado na arquitetura tropical, com piscina e cozinha gourmet.
Outro destaque é a Praça do Marmorista, espaço dedicado a valorizar a conexão entre arquitetura, marmorarias e clientes, com peças exclusivas produzidas em máquinas de última geração, incluindo fontes e móveis em pedra maciça.
No dia 27 de agosto, serão realizadas palestras sobre integração de projetos e conexões na cadeia produtiva, incluindo apresentações de Lucas Pianes, Studio Ubuntu e Marmorativa, além da participação do arquiteto Rômulo Pegoretti. Um estudo de caso sobre a residência da influenciadora Maíra Cardi também integra a programação.
Já no dia 28 de agosto, acontece o Data Business Stone, fórum promovido pela Apex Partners e Rede Vitória, com análises sobre competitividade, tarifas de exportação e estratégias de diversificação de mercados.
Reforçando o compromisso ambiental, a feira substituiu os mapas impressos pelo uso exclusivo do aplicativo, reduzindo o consumo de papel. No último dia, estudantes participarão de um tour guiado, explorando o evento como ecossistema estratégico para as próximas gerações do setor.
Segundo o novo presidente do Sindirochas, Bismarck Basquetti, a feira representa um marco anual para o setor e para a economia capixaba:
“É uma data em que fornecedores criam todo um ambiente para atrair clientes e gerar negócios. Cada edição traz novas formas de aplicação da pedra e reafirma a força internacional da Cachoeiro Stone Fair”, destacou.
Mesmo com os desafios das tarifas sobre exportações de granito, mármore e ardósia, entidades do setor seguem em diálogo com autoridades norte-americanas para reduzir impactos. O quartzito, que representa mais de 50% das exportações brasileiras para os EUA, não sofreu taxação, trazendo alívio parcial ao mercado.