educação

FAESA, há 52 anos escrevendo histórias e celebrando conquistas

Profissionais de destaque em diversos segmentos iniciaram suas vidas acadêmicas no Centro Universitário FAESA, que está comemorando 52 anos de fundação com o trabalho pautado na excelência em educação. A instituição tornou-se um pilar do ensino superior no Espírito Santo, reconhecida pelo pioneirismo e compromisso com a qualidade acadêmica.

Entre os milhares de profissionais formados na Faesa estão a jornalista Luciene Costa e a dentista Andressa Costa Hirle Amorim. Mãe e filha estudaram em momentos distintos, mas têm em comum a consciência da importância do Centro Universitário em suas trajetórias. “A Faesa foi um divisor de águas na minha vida. Estou concluindo a minha segunda graduação, agora em Psicologia. Venho de uma família humilde e, aos 16 anos, não tinha concluído o ensino fundamental. Após completar o segundo grau em Barra de São Francisco, onde cursei técnico em contabilidade, retornei para Vitória, separada e com duas crianças pequenas para criar”, explica Luciene. Ela revela que se inscreveu para o vestibular por incentivo de uma colega de trabalho, se dedicou aos estudos e, em 1996, foi aprovada para o curso de Comunicação Social. Formou em 2002 e é dona do seu próprio veículo de comunicação.

Luciene Costa: formatura/2002

O que para muitos poderia ser uma cena comum, para a menina que tinha retornado do interior para a capital era difícil acreditar que estava cursando uma faculdade. “Recebi muita ajuda de colegas, professores e até do reitor, sempre dispostos a ouvir e entender os alunos”. Esse acolhimento se repetiu anos depois, quando Luciene Costa decidiu cursar sua segunda graduação, Psicologia, realizando o sonho que alimentava desde a infância, de ouvir e cuidar das pessoas, de entender um pouco mais do ser humano. “A Faesa é minha casa, minha história”.

A dentista Andressa Hirle em seu próprio instituto odontológico

A dentista Andressa Costa Hirle Amorim, filha de Luciene, também testemunhou o impacto transformador da Faesa em sua vida. É uma profissional de renome no estado do Espírito Santo, condecorada com diversos prêmios e reconhecimentos, incluindo o título de Comendadora pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Jornada entrelaçada com as aspirações e conquistas do povo capixaba

Refletindo sobre a trajetória da instituição, seu reitor, Alexandre Theodoro destaca que alcançar o marco de 52 anos de história é um testemunho da dedicação da Faesa à educação. “Desde nossos primeiros dias como pioneiros no ensino superior no Espírito Santo até estarmos consistentemente entre os melhores Centros Universitários do Brasil, a jornada da Faesa tem sido entrelaçada com as aspirações e conquistas do povo capixaba”, declara.

Mostrando-se uma instituição de ensino atenta às mudanças, a Faesa evoluiu e inovou ao longo do tempo. Oferta uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências da saúde, humanas e exatas e, com muito compromisso, não apenas moldou carreiras, como também promoveu o crescimento pessoal e o impacto comunitário entre seus graduados. “Contribuímos significativamente para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo. Temos a honra de sermos reconhecidos como o melhor Centro Universitário do estado pelo Ministério da Educação (MEC) pela quinta vez consecutiva. Acreditamos no poder transformador do conhecimento”, diz Alexandre Theodoro.

Com 52 anos de atuação e provando ter ainda muito fôlego, a instituição segue primando pelo compromisso contínuo com a excelência, a fim de seguir servindo à sociedade como um farol educacional de oportunidades no Espírito Santo. “À medida que a Faesa olha para o futuro, mantém o compromisso de nutrir talentos e preparar estudantes para prosperar em um mundo em constante mudança”, finaliza o reitor.

 

Leia também