A exposição “Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis” será aberta nesta quinta-feira (30), às 19 horas, no Armazém 5, Centro de Vitória. A mostra reúne 15 artistas e oferece um panorama plural de vozes e perspectivas, propondo novas formas de imaginar a Baía de Vitória a partir da arte, da história e da convivência entre pessoas e natureza.
A partir da Baía de Vitória — que conecta os municípios de Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra —, o projeto convida a repensar as formas de convivência nesse território, articulando história, natureza e cidade. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da baía, utilizando a arte como eixo transversal para promover reflexões sobre as transformações culturais, sociais e ambientais da região.
A exposição é resultado de uma chamada aberta que contou com a curadoria de três profissionais do campo da arte — Napê Rocha, Clara Pignaton e Mara Pereira — e equipe do projeto. Participam da mostra, com visitação aberta até o dia 7 de dezembro, os artistas Amaná, Ana Luzes, Carla Désirée, Farley José, Gabriela Gaia, Ione Reis, Jaíne Muniz, Jenni Prélio, Jessica Barcellos, João Coser, Juliana Almeida, Julio Tigre, Natan Dias, Rick Rodrigues e Yuriê Perazzini.
Além das obras dos artistas, o público também terá a oportunidade de conhecer o resultado de outras frentes do projeto “Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis”: uma websérie que investiga as camadas de uso, transformação e pertencimento da baía ao longo das décadas, e trabalhos de estudantes de três escolas públicas: EEEFM dos Palmares (Serra), EEEFM Cristo Rei (Cariacica), EEEM Godofredo Schneider (Vila Velha) e EEEFM Maria Ortiz (Vitória).
“Ao reunir diferentes olhares, o projeto cria um território de imaginação compartilhada e de encontros — espaços férteis para novos modos de perceber o presente e projetar futuros possíveis”, explica Angela Gomes, arquiteta e coordenadora do projeto.
O “Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis” conta com o patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, apoio institucional da VPorts – Autoridade Portuária e apoio da Composição Comunicação Visual e Intercores. É uma realização do Studio DAUS e da Secretaria da Cultura (Secult), Governo do Espírito Santo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
Exposição: Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis
Local: Armazém 5 — Centro de Vitória
Data: 30 de outubro a 7 de dezembro de 2025
Visitação: De terça a sexta-feira: 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados: 10h às 16 horas
Entrada gratuita