Que a cerveja é feita a partir da fermentação de cereais, como a cevada e o malte, isso você já sabe! Assim como, também sabe que ela é a preferência nacional e a bebida alcoólica mais consumida no mundo. Mas, será que você sabe mesmo a verdadeira história da cerveja e suas curiosidades? Mas antes disso vamos falar de um evento que vai agitar em dose dupla os finas de semana da Serra. Dias 26, 27 e 28 de maio e 2, 3 e 4 de junho, acontece o 1º Festival de Cerveja Artesanal da Serra, com entrada gratuita.
O Parque da Cidade, na Avenida Norte Sul, na região de Laranjeiras vai sediar o festival: às sextas e sábados, será das 16 às 23 horas. Já, aos domingos, das 14 às 22 horas. Além de oferecer lazer gratuito para quem mora ou visita a Serra, o festival tem como objetivo fortalecer o segmento que movimenta R$ 2.280.000,00 por mês e emprega mais de 180 pessoas.
Estarão reunidas no evento 16 cervejarias artesanais da Serra, oito em cada fim de semana. Serão comercializadas cervejas artesanais dos mais diversos tipos, em copos de 300 ou 500 ml. E, para acompanhar as bebidas, haverá também comercialização de alimentos dos mais variados tipos, vendidos por 20 empreendedores, e estandes com artesanatos.
O festival vai contar, também, com atrações musicais variadas, do samba ao rock. O destaque fica por conta da banda Casaca, que se apresenta na abertura do festival, às 21 horas, na sexta-feira (26).
Para a diversão da criançada, será montado um parque de diversões no local. Nesse caso, serão cobrados ingressos. No domingo, dia 28, às 15 horas, haverá encontro de motoclubes. Já estão confirmados os Escorpiões do Asfalto, Primos do Asfalto M.C, Cavaleiros do Hebron M.C, Cabeças Feitas Moto Casal, Xaropinho da Serra Moto Grupo, Suburbions Motorcicle, Cupins M.C, Albatroz Real, Carrancas, Falcões lendários M.C, MotoRock MC, MetalReds Mc, Os Brabos do Asfalto M.C.
O evento é iniciativa da Associação dos Cervejeiros Artesanais, em parceria com a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes). As secretarias municipais de Serviço e de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer também são apoiadoras do evento.
E agora voltando a história dessa bebida que é paixão mundial! A civilização Suméria que habitava a região da Mesopotâmia, hoje arredores de Irã, Iraque, Kuwait, Síria, Jordânia; foi responsável por enormes descobertas, entre elas a escrita cuneiforme, a roda, a domesticação animal e também a cerveja! Os registros datam de 6.000 a.c e seu conhecimento impacta até hoje na nossa vida, inclusive na cervejeira!
Os arqueólogos encontraram registros de que a bebida era tão importante e valorizada que Ninkasi, que significa “a senhora que enche a boca”, se tornou a deusa da fabricação da cerveja e da própria cerveja, sendo sua imagem cultuada no meio do seu povo. O “Hino a Ninkasi” descreve um pouco sobre o processo de fabricação e início da história da cerveja.
Confira a programação musical
Primeiro final de semana: 26 a 28 de maio
Sexta-feira (26), das 16 às 23 horas
Aru Dias: às 16h30
Casaca: às 21 horas
Sábado (27), das 16 às 22 horas
Murilo Godoy: às 18 horas
Banda No Class: às 20h30
Domingo (28), das 14 às 22 horas
Karaokê: às 14 horas
TNT: às 17 horas
Vintage Guys: às 19 horas
Segundo final de semana: 2 a 4 de junho
Sexta-feira (2), das 16 às 23 horas
Suzi Martins: às 16 horas
Banda Us Zé: às 18 horas
Cadu Caruzo: às 21 horas
Sábado (3), das 16 às 22 horas
Segunda Dose: às 16h30
Face Neutra: às 19 horas
Calibre de Rosas: às 21 horas
Domingo (4), das 14 às 22 horas
Karaokê: às 14 horas
Choppsamba: às 15h30
Pele Morena: às 18 horas
Resenha do Cosvosk: às 20 horas