Tecnologia

ESX 2024: FAESA apresenta simulador de realidade virtual de Fórmula 1

O maior evento de inovação do Espírito Santo, o ESX – Espírito Santo Innovation Experience, acontece de sexta (14) a domingo (16) e reúne os principais envolvidos no ecossistema de inovação capixaba, com a presença de diversas startups, empresas e instituições de ensino. Quem passa por lá tem a oportunidade de conhecer algumas das grandes novidades tecnológicas desenvolvidas no Espírito Santo, como é o caso do simulador de realidade virtual de Fórmula 1 criado na FAESA, com um sistema de mapeamento detalhado inédito no Brasil.

O protótipo do carro elétrico criado pelo professor Lorenzo Lube e alunos da Unidade de Engenharia do Centro Universitário foi usado como base para o desenvolvimento de um mapa digital realizado pelo professor Jarbas de Araújo e alunos da Unidade de Computação e Sistemas, capaz de transformar o veículo em um carro de Fórmula 1. O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano e agora será apresentado na ESX 2024, proporcionando aos visitantes a experiência imersiva de ter todas as sensações de dirigir um carro de Fórmula 1 em alta velocidade.

De acordo com o professor, Jarbas Araújo, que coordenou o projeto e também é responsável pelo Comitê de Tecnologias Governamentais do Centro Universitário, a inovação principal do trabalho está no nível de detalhes atingido a partir do mapeamento espacial disponível para criar um modelo digital preciso do espaço ao redor do carro. “Com os óculos de realidade virtual, fizemos o mapeamento de todo o espaço, capturando cada detalhe da geometria do carro. Esses dados foram processados e usados para criar um mapa digital. A partir daí, conectamos o simulador de carro ao mapeamento, criando uma camada virtual sobre o carro real. Conseguimos transformar visualmente o carro que tínhamos em um veículo de Fórmula 1, em um nível de detalhamento que é inédito e proporciona a imersão em que é possível interagir até com a multimídia virtual do carro simulado”, explica.

Além do automobilismo, o professor indica que o projeto também pode ter outras aplicações. “É uma tecnologia que pode ser aplicada a diversas áreas. Estamos estudando também o desenvolvimento do simulador virtual para o curso de Medicina Veterinária, pois ele pode ser usado no estudo de cirurgias, em que a prática pode ser exercitada em animais digitais, bem como outros cursos da área da Saúde. Também é possível pensar na aplicação da tecnologia na indústria, em treinamentos em que o ambiente possa ser mapeado e a atividade passe a ser realizada por meio da imersão na realidade virtual, com todos os detalhes e sensações de situações reais, mas sem risco”, explica Araújo.

O estande da FAESA no ESX visa compartilhar com o ecossistema de inovação capixaba o conhecimento produzido no Centro Universitário. Haverá ainda uma programação de palestras preparada pela FAESA e pelo Sincades com temas de relevância atual. No sábado, às 10h, o professor da Unidade de Computação e Sistemas da FAESA, Otávio Lube, comanda a palestra “Como introduzir o Chat GPT nos negócios”. Às 17h15, é a vez do professor da Unidade de Gestão e Negócios, Henrique Hamerski, que vai compartilhar “Os segredos de quem está bombando no e-commerce”. A programação continua no domingo (16), às 14h30, com o convidado especial Edney Souza. Professor da ESPM e co-fundador da Gonew, ele traz a palestra “Tecnologias emergentes” para os capixabas.

Leia também