Geral

Estudantes do Instituto Ponte visitam o Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa terça-feira (13), a visita de estudantes do Instituto Ponte.

Os alunos foram recebidos pela diretora Administrativa e Financeira, Sandra Pimenta, e pelo diretor Técnico, Carlos Eduardo Meneguelli de Sá. “É muito bom para esses jovens conhecerem a dinâmica do setor de Tecnologia da Informação (TI). O Prodest é uma referência na área de TI e presta um serviço muito importante para o Governo e a população”, pontuou Sandra Pimenta.

“A busca pela inovação é um dos fatores mais importantes para um profissional de TI se destacar no mercado. Não é à toa que temos um time competente e capaz de agregar valor à sociedade”, acrescentou Meneguelli de Sá.

Em seguida, houve a exibição de um vídeo institucional que detalha a história e os serviços prestados pela autarquia. Também foram apresentados os trabalhos realizados pela Gerência de Suporte (Gesup).

Inicialmente o gerente de Suporte, Reinaldo Martins Barbosa, mencionou as principais atividades realizadas pela área, como suporte ao funcionamento de sistemas e consultoria em TI. Ele também falou da estrutura da unidade que abrange a Subgerência de Internet (SGINT), a Subgerência de Segurança (SGSEG) e a Subgerência de Banco de Dados (SGBDA).

O subgerente de Internet, Rômulo Pelição, explicou que o setor atua com serviços relacionados com a hospedagem de sites, sistemas governamentais, gestão de correio eletrônico, entre outros.

Já o subgerente de Segurança, Fábio Modenese, mostrou como a unidade executa a gestão da segurança da informação através do uso de recursos, como o firewalls, cofre de senhas, proxy (mecanismo que limita o acesso aos conteúdos na Internet) e consultoria de análise de riscos.

O subgerente de Banco de Dados, Wagner Luiz Fernandes Bonfim e Silva, frisou os trabalhos feitos pela área para administrar o banco de dados de vários sistemas hospedados no Prodest, como e-Docs, Acesso Cidadão, Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), entre outros.

Sistemas e Data Center

Os estudantes também receberam informações valiosas sobre soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Prodest. O analista de TI Vinicius de Freitas Soares foi o responsável por apresentar os serviços realizados pela Gerência de Sistemas de Informação (Gesin).

Ele destacou o Conecta Cidadão (www.conectacidadao.es.gov.br) – plataforma que apresenta 574 serviços estaduais, sendo que 303 são executados de maneira digital.

O analista também destacou a importância do Acesso Cidadão, ferramenta de login único com mais de dois milhões de usuários cadastrados e que permite a utilização de serviços digitais do Governo do Estado.

Soares explicou para os alunos os recursos de sistemas, como o e-Docs (tramitação eletrônica de processos e documentos do Poder Executivo Estadual), o Agenda ES (solução para marcação eletrônica eletronicamente atendimentos nos órgãos estaduais) e o sistema Seleção Aluno (inscrição em cursos promovidos pela Sedu).

No Data Center, os alunos foram recebidos pelo gerente de Operações do Prodest, Deyler Tose Marchezini, que detalhou a importância desse ambiente para o Governo do Estado. “Funcionamos todos os dias do ano, sem interrupção, com o objetivo de suprir as demandas dos órgãos estaduais. Para isso, contamos com redundância de equipamentos e com mais de duas mil máquinas virtuais”, acrescentou.

O analista de TI Charles de Jesus, da Geope, também destacou a estrutura do Data Center, composto pela sala-cofre, sala colocation, geradores e sala de Telecomunicações. “Temos também um controle de acesso rigoroso para o ambiente estar mais protegido”, afirmou.

 Visão de mercado

Na avaliação da coordenadora de Desenvolvimento do Instituto Ponte, Mariana Biasutti, a visita colabora para os estudantes terem uma visão mais clara do mercado de trabalho, o que contribui para uma escolha de carreira mais adequada com as pretensões profissionais.

Já o aluno João Pedro Carbone, que está no Ensino Médio, afirmou que a visita ao Prodest foi válida para a escolha da profissão. “Pretendo fazer o curso de Ciência da Computação e atuar na área de desenvolvimento de sistemas”, pontuou.

Leia também