Cidade

Estudante capixaba é premiada em concurso nacional do Sicoob

Reconhecimento valoriza talento juvenil e reforça a educação cooperativista e a diversidade como pilares de uma sociedade mais colaborativa

A criatividade e a sensibilidade da estudante capixaba Luana Litzkow, de 15 anos, ganharam destaque nacional no Concurso Cultural do Sicoob. Aluna da Escola Família Agrícola de São João do Garrafão, em Santa Maria de Jetibá (ES), ela foi uma das vencedoras da etapa nacional na categoria Tira em Quadrinhos, com o trabalho intitulado “A Arte da Cooperação”.

A cerimônia de premiação aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), no Centro Cooperativo Sicoob (CCS), em Brasília, reunindo estudantes de diversas regiões do país. O reconhecimento foi entregue pelo presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, em um momento que celebrou o protagonismo juvenil, a força da educação cooperativista e o papel transformador da arte.

Na edição de 2025, o concurso teve como tema “Diversidade que soma, cooperação que multiplica”, incentivando crianças e adolescentes a refletirem, por meio de diferentes linguagens artísticas, sobre a importância do respeito às diferenças, do trabalho coletivo e da construção de soluções conjuntas para a sociedade.

Para o presidente do Sicoob ES, a iniciativa vai além do ambiente escolar. “O concurso cultural é uma oportunidade de levar o cooperativismo para dentro da sala de aula, envolvendo crianças e adolescentes na reflexão sobre temas essenciais. Essa discussão ultrapassa a escola, chega às famílias e à sociedade, estimulando a formação de jovens como agentes de transformação, capazes de inspirar mudanças por meio da criatividade e do trabalho coletivo”, destacou Bento Venturim.

Ao falar sobre o processo criativo da obra premiada, Luana contou que buscou uma proposta diferente. “Eu me inspirei em fazer algo que não utilizasse pessoas, por isso escolhi representar a história com lápis de cor. Usei bastante criatividade, pensei em pintar bem forte e fazer detalhes bem bonitinhos”, relatou a estudante.

Promovido nacionalmente pelo Sicoob, em parceria com instituições de ensino públicas, privadas e cooperativas educacionais, o Concurso Cultural estimula a expressão artística, o pensamento crítico e a formação cidadã, reforçando valores como cooperação, diversidade e responsabilidade social.

Neste ano, oito estudantes dos estados da Bahia, São Paulo, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo foram premiados em quatro categorias: desenho, texto narrativo, poema e tira em quadrinhos. A edição de 2025 contou com a participação de 1.301 municípios brasileiros, mais de 5.800 instituições de ensino e cerca de 660 mil alunos inscritos, consolidando o concurso como uma das maiores iniciativas educacionais do país voltadas à promoção do cooperativismo.

 Foto: Luana Litzkow, 15 anos, aluna da Escola Família Agrícola de São João do Garrafão, em Santa Maria de Jetibá (ES) venceu a etapa nacional do Concurso Cultural Sicoob na categoria tira em quadrinhos.

O Concurso Cultural do Sicoob é uma ferramenta de fomento ao cooperativismo em escolas do ensino fundamental, públicas e privadas, além de cooperativas educacionais. Desenvolvido anualmente a partir de um tema central, o projeto estimula a percepção dos alunos sobre questões reais do cotidiano, tendo a cooperação como eixo estruturante das práticas pedagógicas. Os participantes recebem orientação e aulas práticas, com produções alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passando por etapas locais, regionais e nacionais de seleção.

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob reúne mais de 9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece um portfólio completo de soluções financeiras, como conta corrente, crédito, investimentos, cartões, previdência, consórcios, seguros e meios eletrônicos de pagamento.

Foto 3: “A Arte da Cooperação.” Tira em quadrinho apresentada pela Luna ano
Concurso Cultural Sicoob.

O sistema é composto por 323 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS). Com mais de 4.600 pontos de atendimento, o Sicoob ocupa a primeira posição entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil e é a única presente em mais de 400 municípios.

No Espírito Santo, o Sicoob ES é reconhecido como o maior grupo empresarial do estado pelo Anuário IEL nos anos de 2023, 2024 e 2025. O sistema regional conta com 206 pontos de atendimento e mais de 1 milhão de cooperados, atuando também no Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo.

Foto de Capa: Bento Venturim, presidente do Sicoob ES, entrega o prêmio à estudante
Luana, que esteve acompanhada da mãe, Márcia Christina, e de Suely
Cândido, representante do Sicoob Coopermais, cooperativa com atuação em
Santa Maria de Jetibá.

Leia também