O Espírito Santo dá um passo pioneiro na educação ao adotar a coleção “Meu Futuro Melhor – Celebrando a Diversidade Étnico-Racial”, da Editora Formar. Desenvolvido por uma empresa capixaba com 25 anos de atuação no setor educacional, o material começou a ser entregue a dezenas de municípios capixabas que atuam em regime de colaboração com o Governo do Estado, contemplando às crianças da Educação Infantil aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Composta por livros do aluno e cadernos do professor, a coleção se destaca por valorizar, desde os primeiros anos da formação escolar, a cultura afro-brasileira, africana e indígena. Cada volume reúne três projetos pedagógicos: dois voltados à cultura africana e um à cultura indígena, estimulando o desenvolvimento de competências sociais, históricas e afetivas essenciais à formação de cidadãos conscientes e antirracistas.
Outro diferencial inédito é a acessibilidade. Todos os materiais possuem versões em audiolivro e em videolibras, assegurando o acesso ao conteúdo por pessoas cegas e surdas.
Segundo Camila Carvalho, Editora Executiva da Formar, idealizadora da proposta, o material cumpre as exigências legais previstas nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e oferece suporte pedagógico efetivo aos professores. “Nosso caderno do professor traz orientações teóricas e metodológicas, respostas, sugestões de atividades, referências à BNCC, bem como resumo e justificativa de cada projeto. É um guia prático, feito para o dia a dia da sala de aula”, explica.
Com essa iniciativa, o Governo do Espírito Santo reafirma seu compromisso com uma educação representativa, democrática e antirracista, contribuindo para a formação de uma nova geração mais conectada às suas origens e raízes.
Investir na formação de sujeitos desde bem pequenos é muito importante para enfrentarmos os desafios sociais. Promover o reconhecimento e a conexão com as identidades afro-indígenas, que foram historicamente apagadas, valoriza as múltiplas culturas e forma cidadãos protagonistas, o que é fundamental para a cidadania e a transformação social.