Economia

Estado lança Plano de Crédito Rural

Nesta segunda-feira (24), foi lançado um  Plano de Crédito Rural para o Espírito Santo. O valor recorde disponível para financiar as atividades até julho de 2024, na ordem de R$ 7,76 bi. O anúncio foi feito pelo Governador do ES, Renato Casagrande. O valor do financiamento é o maior da história.

“Quando você tem crédito, isto anima as pessoas a fazer investimento. Para nós que cumprimos um papel fundamental. Nós somos um estado que temos a capacidade de ter outras economias sem estarem ligadas ao petróleo e ao gás. O Estado conquistou estabilidade fiscal, conquistou estabilidade política, conquistou equilibrio, conquistou capacidade de diálogo e conquistou serenidade, que nem sempre teve no Brasil. O Estado não pode perder a capacidade de ser sereno, de ser equilibrado e de podermos cuidar do nosso território. Para podermos ser referência em políticas públicas e temos essa oportunidade. E fazemos isso juntos, numa sequência de boas políticas, de bons governos. É assim que nosso Estado precisa seguir. Somos um Estado valente na agricultura, pequeno mas, valente. Nós crescemos muito mas, ainda vamos crescer mais”, disse.

Os valores serão destinados a todas as cadeias produtivas desenvolvidas no Estado, com prioridade de aplicação para pecuária de leite e cafeicultura, mas comtempla também: fruticultura; pesca; irrigação e agricultura poupadora de recursos naturais e plantios florestais. Também podem ser contemplados a pecuária de corte, apicultura, aquicultura, olericultura, pequenos e médios animais (avicultura, suinocultura, etc.), empreendimentos agroindustriais, entre outros.

“O crédito rural é um dos principais instrumentos de estímulo para o desenvolvimento agropecuário e fortalecimento da economia rural, incentivando os agricultores a modernizar e expandir suas atividades, aumentar a produção de alimentos e matérias-primas e garantir maior lucratividade nas atividades. Para a próxima safra, teremos um valor recorde de aplicações, o que indica o dinamismo econômico no rural capixaba, a confiança dos agricultores em suas atividades geradoras de renda, a ampliação da produção e melhoria da qualidade dos alimentos ofertados à mesa dos consumidores”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Existem quatro tipos diferentes de crédito rural, cada um para finalidades específicas: Investimento, custeio, comercialização e industrialização.

Custeio

Cobre as despesas do plantio até a colheita. Pode ser utilizado desde do beneficiamento da produção até o armazenamento.

 Investimento

 Pode ser utilizado em reformas, construções, obras de irrigação ou até a compra de equipamentos para a propriedade rural.

Industrialização

Para fim da industrialização dos produtos agrícolas.

Comercialização

Viabiliza as despesas com a venda dos produtos.

Leia também