Cidade

Espírito Santo tem o primeiro semestre com menos assassinatos desde 1996

Estado registra queda de 12,4% nas mortes violentas em relação a 2024; 21 municípios não tiveram homicídios em 2025

O Espírito Santo encerrou o primeiro semestre de 2025 com o menor número de assassinatos (homicídios e feminicídios) em quase 30 anos. De janeiro a junho, foram contabilizadas 382 mortes violentas em todo o Estado — uma redução de 12,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 436 homicídios. Segundo o Governo do Estado, é o melhor resultado para o semestre desde 1996, ano em que começou a série histórica.

Todas as regiões capixabas apresentaram diminuição dos casos. A Região Metropolitana foi a que mais contribuiu em números absolutos, com 29 assassinatos a menos e queda de 13,4%. Já as regiões Norte, Sul, Noroeste e Serrana registraram reduções de 2,3%, 23,3%, 14,9% e 13%, respectivamente.

Em relação ao mês de junho especificamente, o Estado somou 59 mortes violentas — o segundo melhor resultado para esse mês desde 1996.

O governador Renato Casagrande (PSB) atribuiu os números ao conjunto de ações do programa Estado Presente em Defesa da Vida, além de investimentos em infraestrutura, tecnologia, novos equipamentos e valorização profissional.

“Conquistamos o melhor semestre da história, além de redução em feminicídios, homicídios dolosos e latrocínios. Esses resultados mostram que seguimos no rumo certo. Agora colocamos nosso vice-governador, Ricardo Ferraço, para coordenar o Estado Presente e tenho certeza de que será fundamental para que a gente tenha ainda mais bons resultados”, afirmou Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, enfatizou que o resultado não é casual. Para ele, é reflexo direto do planejamento estratégico e do investimento constante no programa Estado Presente.

“O Espírito Santo vem se tornando, a cada dia, um Estado melhor para se viver. Com os investimentos robustos que recebemos, temos uma queda constante e sistemática de mortes de capixabas. Temos que continuar neste caminho, com apoio dos nossos policiais que são fundamentais para combater a criminalidade diariamente”, declarou Damasceno.

Já o vice-governador Ricardo Ferraço, novo coordenador do programa Estado Presente, destacou o papel da integração, inteligência e investimento no enfrentamento à violência.

“As ações chegam efetivamente aos bairros. Temos promoção de cidadania e redução da violência diretamente relacionadas. As escolas em tempo integral estão em maior número, com crianças e adolescentes mais protegidos. Em dez dias vamos inaugurar o primeiro dos 40 totens de segurança na Grande Vitória, com reconhecimento facial em áreas de grande circulação”, anunciou Ferraço.

Outro dado positivo destacado pelo governo: 21 municípios não registraram nenhum homicídio em 2025 até agora. São eles: Alfredo Chaves, Iconha, Laranja da Terra, Venda Nova do Imigrante, São Roque do Canaã, Santa Leopoldina, Alto Rio Novo, Marilândia, Vila Pavão, Mantenópolis, São Domingos do Norte, Castelo, Muqui, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Rio Novo do Sul, Jerônimo Monteiro, Presidente Kennedy, Dores do Rio Preto, Ibitirama e Muniz Freire.

Além disso, 44 municípios do Estado estão há mais de 60 dias sem registrar assassinatos.

Leia também