O Espírito Santo encerrou novembro de 2025 com o menor número de homicídios dolosos desde o início da série histórica, em 1996. Foram 71 registros no mês — três a menos que novembro de 2024, até então o melhor resultado em 29 anos. O desempenho também consolidou o menor acumulado anual do período: de janeiro a novembro, o Estado contabilizou 720 homicídios dolosos, queda de 9,4% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, quando ocorreram 795 casos.
Para o governador Renato Casagrande, os números refletem uma política contínua e integrada.
“Os bons resultados são fruto de muito trabalho e investimento. A segurança pública é um trabalho de todo o Governo, pois afeta todas as áreas. Estamos conseguindo reduzir todos os tipos de crime, inclusive os mais desafiadores, como os feminicídios. Vamos seguir investindo forte, trabalhando duro, utilizando tecnologia e valorizando nossos profissionais para que consigamos estar entre os Estados mais seguros do País”, afirmou.
Todas as regiões capixabas apresentaram redução. O maior destaque é a Região Sul, que registrou 54 homicídios em 2025, contra 79 no mesmo período do ano anterior — queda de 31,6%, o melhor resultado da série. Também apresentaram retração: Região Serrana (-28,6%), Região Noroeste (-15%), Região Norte (-7,4%) e Região Metropolitana (-1,1%).
O vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço, reforçou o impacto das ações contínuas.
“O ano passado havia sido o melhor novembro da série histórica, e agora em 2025 a redução foi ainda maior. É um trabalho sem volta para levar o Espírito Santo a ser um dos Estados mais seguros do Brasil. Com o Estado Presente, temos integração, inteligência e investimentos permanentes, além da atuação e dedicação qualificada das nossas forças de segurança”, disse.
O Governo do Estado intensificou neste ano ações do Programa Estado Presente, com ampliação do uso de tecnologia e inteligência, como Totens de Segurança, câmeras com reconhecimento facial, Cerco Inteligente (fixo e móvel) e o fortalecimento do Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR).
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, o resultado é reflexo direto dessa estratégia.
“O que o Espírito Santo tem feito no combate às organizações criminosas é exemplo de planejamento, gestão e ação integrada. Temos reduzido os homicídios ano após ano, em um trabalho construído a muitas mãos. Aqui, a Segurança Pública é tratada com seriedade, e o resultado é uma população que vive com mais tranquilidade”, afirmou.
Os crimes contra mulheres também registraram queda significativa. Entre janeiro e novembro de 2025, foram 69 homicídios de mulheres, redução de 22,5% frente aos 89 casos do mesmo período de 2024. Os feminicídios passaram de 37 para 31, retração de 16,2%.
Mesmo fora do total de homicídios dolosos, os latrocínios também apresentaram melhora expressiva: 21 casos em 2025, contra 34 em 2024, uma queda de 38,2%.