Cidade

Espírito Santo registra menor número de homicídios em outubro desde 1996

O Espírito Santo encerrou o mês de outubro com uma marca histórica: foram registrados apenas 72 homicídios, o menor número desde 1996. Em comparação ao mesmo mês do ano anterior, houve uma redução de 18 assassinatos. Com isso, a taxa de homicídios no Estado caiu 12,3% em 2024, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

As estatísticas positivas abrangem todas as regiões do Espírito Santo, com destaque para as áreas Metropolitana e Norte, que juntas contabilizaram uma diminuição significativa de 86 assassinatos em relação a 2023. As regiões Sul, Noroeste e Serrana também apresentaram quedas nos índices de violência.

O governador Renato Casagrande comentou os resultados, enfatizando a importância das ações de segurança pública implementadas no Estado. “Estivemos em Brasília discutindo a PEC da Segurança Pública. Apresentamos a experiência do Espírito Santo, que conseguiu reduzir os homicídios de 2.000 para menos de mil por ano. Seguiremos com nosso trabalho, através do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, visando finalizar 2024 com menos de 900 homicídios pela primeira vez na história”, afirmou.

Álvaro Duboc, secretário de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente, ressaltou os desafios superados, especialmente nas regiões Norte e Metropolitana. Ele destacou a importância da coordenação entre as diferentes esferas de segurança pública e os investimentos do governo em equipamentos e na formação de novos policiais, com a recente inclusão de mil novos soldados na corporação.

Leonardo Damasceno, secretário da Segurança Pública e Defesa Social, também enfatizou o empenho das forças policiais e os avanços em tecnologia e inteligência que têm contribuído para a queda nos índices de violência. “Outubro demonstra a continuidade das ações de segurança pública. Conseguimos novamente reduzir os homicídios em relação ao ano anterior, e estamos a caminho de alcançar o melhor resultado da série histórica”, afirmou.

Leia também