Economia

Espírito Santo recebe empresa de cimento sustentável

Investimento de 100 milhões promove inauguração de empresa que atua na fabricação de cimento à base resíduos reciclados, a sede será em Cariacica

O Grupo Marca anuncia a inauguração da Vittoria Cimentos, a nova ecoindústria estabelecida no Parque de Ecoindústrias da Marca Ambiental. A cerimônia de inauguração ocorrerá no dia 07 de agosto, com a presença de autoridades governamentais e demais lideranças, a fim de mostrar a importância do início da produção de cimento de baixo carbono no Espírito Santo.

A empresa terá capacidade para fabricar 100 mil toneladas de cimento por ano, com investimento de R$45 milhões feito pela empresa Hipermix Concretos que, em parceria com o Grupo Marca, traz essa inovação para o território capixaba.  Dessa forma, a Vittoria Cimentos tem como matéria-prima principal os resíduos que são recolhidos pela Marca Ambiental – empresa que dá destinação correta para 50% de todo lixo recolhido no Espírito Santo.

A Vittoria Cimentos atua na fabricação de cimento sustentável, já que a matéria-prima principal são os resíduos recolhidos pela Marca Ambiental. Nesse sentido, a emissão de dióxido de carbono – que é um dos fatores responsáveis pelo aquecimento global -, ficará 70% abaixo do registrado. Além de garantir a eficiência no controle ambiental, o material, que é importante para a indústria cimenteira, tem potencial para retirar do meio ambiente milhares de toneladas de resíduos, podendo aumentar ainda mais esse número, devido expansão prevista das operações e o uso de outros tipos de resíduos para utilizar como matéria-prima para o cimento sustentável.

Nesse sentido, a adoção de energias renováveis pode impactar positivamente o meio ambiente, a economia e a sociedade. De maneira prática, esse tipo de energia é capaz de reduzir a poluição do ar, promover mais qualidade de vida para a sociedade e garantir que as comunidades tenham acesso a uma energia limpa e de qualidade. Além disso, ela estimula o crescimento econômico sustentável, o que fortalece a independência energética. Ou seja, as energias renováveis são mais que fontes de eletricidade, elas caracterizam um incentivo para um ambiente mais limpo, uma sociedade mais justa e uma economia mais robusta. “É importante explicar também, que a nossa matéria-prima inicialmente é um resíduo sem reutilização até hoje, considerada lixo na construção civil e, em parceria com a Marca Ambiental, pudemos inovar mais uma vez, e fazer com que esse resíduo volte para o mercado como matéria-prima útil para diversos tipos de serviço, visto que o cimento é um material utilizado, majoritariamente, em construções civis. Nesse sentido, nossa meta é, para além de cuidar do meio ambiente, mostrar que é possível tornar o mercado mais sustentável”, explica Lucas Loucateli, diretor da Vittoria Cimentos.

Leia também