Na tarde da última sexta-feira (03), o governador do Estado, Renato Casagrande, recebeu a visita do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, acompanhado do secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes. Durante o encontro, o Governo do Estado demonstrou interesse em sediar os Jogos da Juventude em 2026.
Os Jogos da Juventude, que representam a etapa nacional dos Jogos Escolares, na categoria juvenil, são organizados pelo COB e envolvem anualmente as 27 federações do país, contando com a participação de cerca de 4.500 atletas de até 17 anos, provenientes de escolas públicas e privadas. São disputadas 18 modalidades esportivas.
“Vamos colocar o Espírito Santo para trabalhar para ser a sede dos Jogos da Juventude em 2026. Fiquei muito feliz pela visita do Paulo Wanderley por iniciativa dele. Para nós, que damos tanta importância ao esporte, recebê-lo aqui é motivo de muita alegria”, destacou o governador Renato Casagrande.
Nomes importantes do esporte nacional, como a campeã olímpica Sarah Menezes, a campeã mundial Mayra Aguiar, o atleta de atletismo Paulo André Camilo e a ginasta Geovanna Santos, despontaram nos Jogos da Juventude.
A competição deste ano será realizada em João Pessoa-PB, em novembro. Em 2025, acontecerá em Brasília-DF. O anúncio dos anfitriões de 2026 deve ocorrer no final deste ano, durante a cerimônia de abertura na capital da Paraíba, com o Espírito Santo candidatando-se à sede.
O presidente do COB, Paulo Wanderley, expressou sua satisfação em visitar o Palácio Anchieta e destacou as políticas públicas voltadas para o esporte no Estado, incluindo a Lei de Incentivo ao Esporte e a Ciclovia da Vida.
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, ressaltou as estruturas esportivas do Espírito Santo, incluindo o Centro Jayme Navarro de Carvalho, que facilitariam a organização do evento.
Na edição de 2023, disputada em Ribeirão Preto-SP, o Espírito Santo conquistou a 9ª colocação geral entre os 27 estados do país, com 17 medalhas.