Geral

Especialistas nacionais confirmam participação no fórum Sustentabilidade Capixaba

De 26 e 28 deste mês, o clima será o tema mais debatido na capital capixaba. A cidade vai sediar o evento Sustentabilidade Capixaba, que acontece na Praça do Papa, com entrada franca, mediante inscrição no site https://sustentabilidadecapixaba.com.br/. Um time com mais de 15 especialistas de renome nacional e do cenário local já está confirmado, com destaque para as participações de Júlia Falcão, especialista em Mudanças Climáticas e Transição Energética da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Takashi Yamauchi, membro do comitê da ISO (Organização Internacional de Normalização) sobre responsabilidade social e ambiental; Elda Bussinger, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, entre outros.
Lideranças do meio político, como o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e chefes dos executivos estaduais membros do Consórcio Brasil Verde também foram convidados e são esperados nesta terceira edição do evento.
O Sustentabilidade Capixaba é uma realização do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com correalização do Sindiprom-ES, e promovido pela GFC Eventos, em parceria com o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA).
Trata-se de uma iniciativa pioneira que já entrou para o calendário estadual de eventos que priorizam ações sustentáveis e a preservação do meio ambiente. Serão três dias de amplo debate com a participação de mais de 15 especialistas, entre eles Júlia Falcão, especialista em Mudanças Climáticas e Transição Energética da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Takashi Yamauchi, membro do comitê da ISO (Organização Internacional de Normalização) sobre responsabilidade social e ambiental; Elda Bussinger, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, entre outros.
Também haverá espaço para o compartilhamento de cases de sucesso na área ambiental. Uma das experiências positivas que serão apresentadas está a participação do prefeito de São Caetano do Sul (SP), José Auricchio Júnior, gestor da cidade mais sustentável do Brasil, segundo o Mapa de Desempenho dos Municípios Brasileiros. Ele vem para apresentar o que sua administração está fazendo para assegurar este desempenho, mas já antecipa que sua gestão é pautada em ações que preparam a cidade para o futuro e que pratica uma gestão técnica, focada na alta tecnologia e na governança. Não é à toa que hoje São Caetano do Sul também tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
A programação conta, ainda, com a adesão da Defesa Civil capixaba. Todas as unidades municipais da entidade, junto com a direção estadual e um representante nacional, vão se reunir para debater as tragédias cada vez mais recorrentes, provocadas pelas chuvas concentradas e intensas registradas em diversos Estados do País, inclusive no Espírito Santo. Muitas delas provocadas pelas mudanças climáticas.

Leia também