Cultura educação

Escritora capixaba participa de congresso internacional de literatura infantil

A escritora capixaba Lilian Menenguci teve um trabalho aprovado para integrar a programação do VIII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil – Mediação literária e formação de leitores, que será realizado de 19 a 21 de novembro de 2025, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

O estudo, intitulado “Conta, Conta! A contação artística de histórias autorais como espaço-tempo de letramento literário”, foi selecionado pela comissão científica do evento e será apresentado em um dos principais encontros acadêmicos da área no Brasil. A participação de Lilian reforça a relevância de sua trajetória na literatura para crianças e jovens, com destaque para pesquisas e práticas de mediação literária e formação de leitores.

“Fazer parte desse movimento é, sem dúvida, uma oportunidade de ampliar e fortalecer o alcance da Literatura para as Infâncias produzida no Espírito Santo. De ilha em ilha — de Vitória a São Luís — a arte literária nos convida a ser pontes”, afirma Lilian.

Reconhecida pela escrita sensível e poética, Lilian Menenguci é hoje um dos principais nomes da literatura infantil no Espírito Santo. Ela é autora dos livros Os medos de Lili, Casa de papel, A criança mágica, O mistério da bolinha de gude, A gente, às vezes, é assim e A pequena máquina de escrever, além de três audiolivros.

Leia também