Após COP-30, ES vira foco do debate ambiental ao receber maior evento sobre água da América Latina: são 40 horas de programação
Evento vai discutir temas como recurso hídricos, impactos do sistema elétrico brasileiro na mudança climáticas e Inteligência Artificial
![]()
Com mais de 35 mesas-redondas e conferências que vão de reflexões sobre os desafios climáticos aos impactos da Inteligência Artificial no mundo do trabalho, o XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), maior evento da área na América Latina, se aproxima. Entre os dias 23 e 28 de novembro, especialistas, pesquisadores, gestores públicos, profissionais do setor produtivo e estudantes se reúnem no Pavilhão de Carapina para discutir temas como reflorestamento, segurança de barragens, qualidade da água e os efeitos das mudanças climáticas. Confira a programação completa ao fim do texto.
Com expectativa de receber mais de 10 mil participantes no Pavilhão de Carapina, na Serra, o SBRH contará com 1.100 trabalhos técnicos, 50 painéis temáticos, espaço de exposição e visitas técnicas. Além da programação científica, o evento contará com espaço de exposição gratuito (EXPOHIDRO) para marcas e instituições apresentarem suas iniciativas e soluções voltadas à gestão hídrica e à sustentabilidade. A inscrição para participar do simpósio já está aberta e o ingresso pode ser adquirido no site oficial do evento. Confira em: https://eventos.abrhidro.org.br/xxvisbrh/inscricoes/
O primeiro dia do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos contará com uma programação diversificada. Pela manhã e à tarde, nas dependências da UFES, profissionais de diversas regiões participam dos minicursos que abrem a agenda técnica do encontro. À noite, três momentos ganham destaque no Pavilhão de Carapina: a Solenidade de Abertura, a entrega do tradicional Prêmio Flávio Terra Barth e a inauguração da EXPOHIDRO 2025.
Já na segunda-feira (24), o evento inicia uma agenda marcada por debates estratégicos. As mesas-redondas do dia abordam temas como COP 30 e água; os 25 anos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; gestão adaptativa das águas subterrâneas; e os rumos da Política Nacional de Recursos Hídricos em um cenário de urgência climática. A conferência da noite trata dos impactos da Inteligência Artificial no mundo do trabalho, assunto que mobiliza empresas, universidades e especialistas.
Na terça-feira (25), as mesas-redondas percorrem assuntos como segurança hídrica, governança, atuação dos hidrólogos em desastres, impactos das mudanças climáticas no sistema elétrico e integração entre bacias e zonas costeiras. Também entram em debate temas como Amazônia, fim do Qualis, vulnerabilidades evidenciadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, alocação de água diante das incertezas climáticas e integração entre políticas de água e saneamento. O SUMMIT VALE reúne especialistas para discutir resiliência hídrica no uso industrial, e a conferência do dia destaca reflexões sobre clima, interseccionalidade e resiliência. A agenda inclui ainda a apresentação dos finalistas do Prêmio Jovem Pesquisador e a entrega do Prêmio Mulheres na Gestão das Águas.
Na quarta-feira (26), o SBRH avança com debates que cruzam dimensões sociais, técnicas e climáticas. As mesas-redondas tratam de injustiça hídrica e climática que afeta comunidades tradicionais, indígenas e periféricas; diversidade regional na gestão da água; governança e sustentabilidade urbana; práticas hidrológicas e hidráulicas aplicadas a rodovias; ciência cidadã para ampliar o monitoramento meteorológico; sensoriamento remoto na qualidade da água; e estratégias de equidade na alocação. A conferência analisa a percepção da população diante de eventos extremos, seguida de palestra sobre modelagem 1D e 2D de qualidade da água em reservatórios. No SUMMIT VALE, o foco recai sobre a gestão sustentável de águas subterrâneas em áreas portuárias.
No último dia da programação, quinta-feira (27), entram em pauta temas centrais para o futuro da gestão hídrica no país. As mesas-redondas abordam infraestrutura e adaptação climática; qualidade da água em cenários de vulnerabilidade; cidades esponja como solução urbana; fortalecimento da hidrologia sul-americana; desafios e aprimoramentos da Lei 9.433; monitoramento e alerta em tempo real de desastres; gestão da Amazônia diante de eventos extremos; e o protagonismo dos jovens na gestão das águas.
Para o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Alexandre Kepler Soares, a nova edição do SBRH reforça a necessidade de unir diferentes setores em torno dos desafios atuais da água no país. “Este é um espaço essencial para conectar ciência, gestão e sociedade. Em um cenário de mudanças climáticas e pressões crescentes sobre os recursos hídricos, reunir especialistas de todo o Brasil é fundamental para ampliar soluções, fortalecer políticas públicas e promover uma gestão mais resiliente da água, um recurso fundamental para a nossa existência”, destaca.
O simpósio é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos e conta com apoio da Secretaria de Recuperação do Rio Doce, do Governo do Estado do Espírito Santo e com o patrocínio da Cesan, Vale, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Itaipu Binacional, CBH Paranaíba, FLO-2D, Operador Nacional do Sistema Elétrico e DualBase.
A iniciativa também tem o apoio de diversas instituições e entidades do setor, como Abcon Sindcon, Abema, Abes, BGE, ABMGeo, Abrage, Aesabesp, Aesas, Agerh, Apac, Apea-ES, Instituto Jones dos Santos Neves, Let’s Atlantica, Rebob, Universidade Federal do Espírito Santo, UFF, UFMG, UFPR, UFRGS, UFRN, Universidade Federal de Santa Maria, Unicamp, Universidade de Brasília, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Confira a programação completa.
23 de novembro
A partir de 14h30 – Credenciamento para o XXVI SBRH
18h30 – Solenidade de Abertura
19h – Entrega do Prêmio “Flavio Terra Barth”
20h – Coquetel de Boas-Vindas
24 de novembro
Mesa Redonda 01 – “COP 30 e Água”
Horário: 09h00 – 11h00
Local: Plenárias 01, 02 e 03
Moderador: Benedito Pinto Ferreira Braga Junior, CLA
Palestrante:
– Samuel Barreto, TNC – The Nature Conservancy
– Rosane Barbosa Lopes Cavalcante, Instituto Tecnológico Vale – ITV
– Jose Antonio Marengo Orsini, CEMADEN
Mesa Redonda 02 – “25 anos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico”
Horário: 11h00 – 13h00
Local: Plenárias 01, 02 e 03
Moderador: Alexandre Kleper Soares, ABRHidro
Palestrantes:
– Jerson Kelman, Academia Nacional de Engenharia – ANE
– Veronica Sánchez da Cruz Rios, ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
– Christiane Dias Ferreira, ABCON SINDCON
– Vicente Andreu Guillo
Mesa Redonda 03 – “O futuro da Política Nacional de Recursos Hídricos e a urgência de fortalecer a gestão compartilhada”
Moderador: João Ricardo Raiser, CBH PARANAÍBA
Participantes:
-José Carlos Loss Junior, CBH DOCE
– Marco André d’Oliveira, CBH PARANAPANEMA
– Ricardo Ramalho Lins, CBH PIANCÓ e PIRANHAS AÇU
– Maria Aparecida Borges Pimentel Vargas, CEIVAP
Mesa Redonda 04 – “Gestão adaptativa das águas subterrâneas”
Palestrantes:
* Márcio de Oliveira Cândido, SGB
* Isadora Pinho Tavares De Filippo, IGAM
Conferência 01 – “IA: Quais são as implicações no mundo do trabalho, tanto nas empresas como nas universidades?”
Horário: 18h00 – 19h30
Local: Plenária 1 / 2 / 3
Moderador: Cristovão Vicente Scapulatempo Fernandes, UFPR
Palestrante: Luc Ferry, Filósofo e Ex-ministro da Educação da França
Debatedores: Francisco de Assis de Souza Filho, UFC, Nilo Nascimento, UFMG
Ainda:
Sessões Regulares 01 a 06
* Sessões Especiais 01 a 06
* Sessão de Pôsteres 01
* Reunião Aberta Comissão Técnica Limnologia e Mecânica dos Fluidos
* Reunião Aberta Comissão Técnica Jovem
* 8ª Reunião do GTA NE Segurança Hídrica
* Reunião Aberta Comissão Técnica Segurança de Barragens
25 de novembro
Mesa Redonda 06 – “O papel da Governança na conexão das Pessoas, Saberes e Territórios na gestão das águas”
Horário: 10h30 – 12h00
Local: Auditório 02
Moderador: Angelo Lima, Observatório das Águas
Palestrante:
– Rosa Formiga, UERJ
Mesa Redonda 07 – “De Norte a Sul: o papel de hidrólogos durante desastres”
Horário: 10h30 – 12h00
Local: Auditório 03
Moderador: Ayan Fleischmann, Instituto Mamirauá
Palestrantes:
– Fernando Fan, UFRGS
– Alexandre Cunha Costa, UNILAB
– Gean Paulo Michel, IPH/UFRGS e UFF
– Andrea Germano, SGB
– Luz Adriana Cuartas, CEMADEN
Mesa Redonda 08 – “Monitoramento da Implementação dos Planos de Recursos Hídricos no Brasil: Governança, Transparência e Tecnologia”
Horário: 10h30 – 12h00
Local: Auditório 04
Moderadora: Monica Amorim Gonçalves, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN)
Palestrantes:
– Aída Maria Pereira Andreazza, Engecorps Engenharia
– Leonardo Mitre Alvim de Castro, Engecorps Engenharia
– Antonio Eduardo Leão Lanna, AlfaSigma Consultoria
– Allan de Oliveira Mota, Instituto Mineiro de gestão das Águas (Igam)
Mesa Redonda 09 – “Sistema Elétrico Brasileiro e o Impacto das Mudanças Climáticas”
Horário: 10h30 – 12h00
Local: Auditório 05
Moderadora: Fernanda Costa, Universidade do Estado do RJ – UERJ
Palestrantes:
– Angela Livino, Fundação Getúlio Vargas – RJ (FGV)
– João Paulo Jankowski Saboia, LACTEC
Mesa Redonda 10 – “Do Rio ao Oceano: Unindo Gestão de Bacias e de Zonas Costeiras”
Horário: 10h30 – 12h00
Local: Auditório 06
Moderadora: Verônica Silveira de Andrade, ABRHidro
Palestrantes:
– Wesley Gabrieli de Souza, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
– Daniel Rigo, UFES
– Paulo Cesar Colonna Rosman, UFRJ
Mesa Redonda 11 – “Publicações frente ao fim do Qualis e IA”
Horário: 10h30 – 12h00
Local: Auditório 07
Moderador: Adilson Pinheiro, UFSC, Editor Chefe RBRH
Debatedor:
– Carlos Henrique Ribeiro Lima, UnB, Editor Associado RBRH
Mesa Redonda 12 – “A política e Gestão Participativa das Águas na Amazônia: Desafios e Estratégias
para Resiliência Climática – Diálogo entre atores”
Horário: 15h30 – 17h00
Local: Auditório 02
Moderadora: Lucidalva Cardoso do Nascimento, Movimento Tapajós Vivo, de Santarém (PA)
Debatedores:
– Diani Less, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
– Marta Tipuici, Rede Juruena Vivo
– Nelton Miguel Friedrich, Departamento de Revitalização de Bacias
Hidrográficas e Planejamento em Segurança Hídrica – DRHB
– Alexandre Resende Tofeti, Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do
Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
Mesa Redonda 13 – “As Enchentes no Rio Grande do Sul: evento, vulnerabilidades, impactos, reconstrução e futuro”
Horário: 15h30 – 17h00
Local: Auditório 03
Moderadora: Ana Paula Fioreze, ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Debatedores:
– Rodrigo C. D. de Paiva, IPH-UFRGS
– Andrea Germano, SGB
– Elisa Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande
Mesa Redonda 14 – “Diques, Barragens e Cheias: Política de Segurança, Danos Potenciais Associados e Sustentabilidade”
Horário: 15h30 – 17h00
Local: Auditório 04
Moderador: Alan Vaz Lopes, ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Palestrantes:
– Rogerio Menescal, ANA
– Calvin Creech, USACE
Debatedores:
– Cristiane Battiston, DIRETORA DA ANA
– Miguel Soria, CBDB
– Joel Goldenfum, Comitê Científico do Rio Grande Do Sul
Mesa Redonda 15 – “Conselhos Estaduais e Distrital de Recursos Hídricos: diversidades regionais, avanços e desafios”
Horário: 15h30 – 17h00
Local: Auditório 05
Moderadora: Brandina de Amorim, ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Palestrantes:
– Larissa Cayres de Souza, Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia
– Veronica Jussara Costa Bittencourt, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e
Sustentabilidade (SP)
Debatedora:
– Moema Versani Acselrad, SEAS-RJ
Mesa Redonda 16 – “Enfrentando desafios da Alocação de Água frente às incertezas climáticas: regras especiais e gestão responsiva”
Horário: 15h30 – 17h00
Local: Auditório 06
Moderador: Marco José Melo Neves, ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Palestrantes:
– Marcelo da Fonseca, IGAM
– Gustavo Antônio Carneiro, ADASA
– Patrick Thomas, ANA
– Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, AESA
Mesa Redonda 17 – “Integração das Políticas Nacionais de Água e Saneamento: Oportunidades e Desafios”
Horário: 15h30 – 17h00
Local: Auditório 07
Moderadora: Graziele Ruas Lagoas da Silva, ABRHidro / UNESP
Moderador: Vitor Queiroz, ABRHidro / Conselho Diretor Nacional da ABES (HIDROBR)
Debatedora:
– Ana Paula Montenegro Generino, ANA – Agência Nacional de Águas e
Saneamento Básico
– Synara Aparecida Olendzki Broch, UFMS / ProfÁgua
– Raphael Castanheira Brandão, Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (ARSAE-MG)
Conferência 02 – “Urgência climática: Interseccionalidades, Adaptações e Resiliência”
Horário: 17h00 – 18h30
Local: Plenária 1 / 2 / 3
Conferencista: Sarah Bradshaw, Middlesex University
Debatedoras:
– Rosa Formiga, UERJ
– Cristiane Kreutz, Universidade Tecnológica Federal do Paran
Ainda:
Sessões Regulares 07 a 14
* Sessões Especiais 07 a 13
* Sessão de Pôsteres 02
* Programação do IAHR (International Association for HydroEnvironment Engineering and Research)
* SUMMIT VALE – “Resiliência Hídrica: Estratégias de
diversificação de fontes de água para uso industrial”
* EVENTO PARALELO – “Diálogos para a regulação: desestatização
dos projetos públicos de irrigação no Brasil”
* Reunião Aberta Comissão Técnica Hidrologia Estatística
* Apresentação de trabalhos do Prêmio Jovem Pesquisador
(Ensino Médio e Doutorado)
* Entrega do Prêmio “MULHERES NA GESTÃO DAS ÁGUAS”
* Lançamento de Livros no Estande da ABRHidro
* Visitação EXPOHIDRO
26 de novembro
Mesa Redonda 18 – “(IN)justiça hídrica e climática: desafios e resistências das comunidades tradicionais, indígenas e periféricas”
Moderadora: Jéssica Bernardo, Universidade Federal de Santa Catarina
Debatedores:
* Wandicléia Lopes, UFOPA / Sapopema
* Daniela Figueiredo, Comunidades tradicionais/Ribeirinhas
* Victor de Jesus, UFES
* Edel Moraes, MMA
Mesa Redonda 19 -“Diversidade regional na gestão da água no Brasil: destaques e proposições”
Moderadora: Liliane Lazzari Albertin, UNESP
Debatedor:
* Ricardo Tezini Minoti, UNB
* Suzana Maria Gico Lima Montenegro, APAC
* João Francisco Carlexo Horn, Universidade Federal de Santa Maria
* Suraya D.O. Modaelli, SP Águas
Mesa Redonda 20 – “Integração e Governança: Caminhos para Sustentabilidade nas Águas Urbanas”
Moderadora: Marina Batalini de Macedo, UNIFEI
Palestrantes:
* Priscilla Macedo Moura, UFMG
* Maria Fernanda Nóbrega dos Santos, Pluvio Consultoria
* Patrícia Hermínio Cunha Feitosa, UFCG
* Alessandro de Oliveira, ARSESP
Mesa Redonda 21 – “Práticas hidrológicas e hidráulicas para o projeto, operação, e manutenção de rodovias”
Moderador: José Carlos Cesar Amorim, IME – Instituto Militar de Engenharia
Palestrantes:
* José Goes Vasconcelos Neto, Auburn University – USA
Debatedores:
* Renan Ribeiro Guzzo, DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte
* Alexson Caetano da Silva, TPF Engenharia
Mesa Redonda 22 – “Ciência cidadã como ferramenta para a ampliação do monitoramento meteorológico e hidrometeorológico no Brasil”
Moderadora: Mariana Villas Boas, Serviço Geológico do Brasil (SGB)
Palestrantes:
* Allan Yu Iwama, Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC) / CEMADEN
* Arthur Moreira de Abreu, Serviço geológico do Brasil (SGB)
* Flávio Hadler Tröger, ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Mesa Redonda 25 – “Avanços recentes no uso do sensoriamento remoto para o monitoramento da qualidade de água no Brasil”
Moderador: Daniel Andrade Maciel, INPE
Coordenadora: Alice César Fassoni de Andrade, UNB
Palestrantes:
* Dhalton Ventura, ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
* Rogério Marinho, UFAM
* Claudio Barbosa, INPE
* Aurea Ciotti, Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo
Mesa Redonda 23 – “Governança e Equidade na Alocação de Água: Estratégias para Conflitos e Justiça Hídrica”
Moderadora: Tereza Margarida Xavier de Melo Lopes, Universidade Federal do Ceará
Palestrantes:
* Andrea Sousa Fontes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
* Francisco de Assis de Souza Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Mesa Redonda 24 – “Recursos Hídricos e Interdisciplinaridade”
Moderador: Ayan Fleischmann, Instituto Mamirauá
Palestrantes:
* Paulo Pontes, ITV-DS
* Marie-Paule Bonnet, IRD
* Jochen Schöngart, INPA
* Wandicléia Lopes, UFOPA / Sapopema
Mesa Redonda 26 – “O Monitoramento Hidrometeorológico na Mitigação de Desastres Ambientais”
Moderador: Marcio de Oliveira Candido, Serviço Geológico do
Brasil – SGB/CPRM
Palestrantes:
* Andrea Germano, Serviço Geológico do Brasil – SGB
* Wesley Gabrieli de Souza, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA
* André de Oliveira Amorim, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD – Goiás
* Cinthia Avellar Martins, Instituto Estadual do Ambiente – INEA
Mesa Redonda 27 – “Agricultura Irrigada: Pesquisa aplicada, Reservação e Regulação do uso”
Moderador: Thiago Henriques Fontenelle, CT Irrigação e ANA
Debatedores:
* Kênia Mourão, MapBiomas
* David Marcelino Almeida Schmidt, Comissão Nacional de irrigação da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
Conferência 03 – “Reflexões a partir de situações de extremos: A percepção do cidadão”
Ainda:
Sessões Regulares 15 a 22
Sessões Especiais 14 a 20
Sessão de Pôsteres 03
Programação do IAHR (International Association for HydroEnvironment Engineering and Research)
Palestra Especial: “Modelagem 1D e 2D para qualidade da água em reservatórios: visão geral, novos recursos e aplicações”, Dr. Zhang
SUMMIT VALE 2 – “Gestão Sustentável de Água Subterrânea em áreas Portuárias”
Reunião Coordenadores Regionais
Reunião Aberta Comissão Técnica Energia
Reunião Aberta Comissão Técnica Sedimentos e Hidrometria
Oficina de Revitalização de Rios Urbanos
Apresentação de trabalhos do Prêmio Jovem Pesquisador (Graduação e Mestrado)
Entrega do Prêmio Jovem Pesquisador
Lançamento dos Eventos Temáticos de 2026 no Estande da ABRHidro
27 de novembro (quinta-feira)
Mesa Redonda 28 – “A importância da Infraestrutura Hídrica e a sua conexão com a Gestão das Águas e a adaptação à Mudança do Clima”
Moderador: Sérgio Rodrigues Ayrimoraes Soares, ABRHidro e MME
Palestrante:
Francisco de Assis de Souza Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Debatedores:
– Suzana Maria Gico Lima Montenegro, Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac
– Cristiane Collet Battiston, DIRETORA DA ANA
– Carlos Alberto Perdigão Pessoa, Casa Civil
Mesa Redonda 29 – “Jovens em Ação: Protagonismo na Gestão de Recursos Hídricos”
Moderadora: Brenda Camila Ferreira, Universidade Federal do Paraná
Debatedores:
* Dimaghi Schwamback, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
* Ana Harumi de Paula Soares, Universidade Federal do Paraná
* Tereza Margarida Xavier de Melo Lopes, Universidade Federal do Ceará
* Verena Meirelles, Águas Resilientes
Mesa Redonda 30 – “Qualidade da Água em Cenários de Vulnerabilidade: Impactos dos Eventos Extremos Climáticos e Desafios Sociais”
Moderadora: Tereza Margarida Xavier de Melo Lopes, Universidade Federal do Ceará
Palestrantes:
* Iran Eduardo Lima Neto, Universidade Federal do Ceará – UFC
* Talita Fernanda das Graças Silva, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
* Daniel Henrique Marco Detzel, Universidade Federal do Paraná – UFPR
Mesa Redonda 31 – “Cidades esponja como elemento de resiliência para sistemas hídricos no contexto das mudanças climáticas”
Palestrante – Abertura:
* Maria Cristina Santana Pereira, IEA e EP/USP
Moderadora: Marina Batalini de Macedo, UNIFEI
Debatedores:
* José Rodolfo Scarati Martins, EP/USP
* Maria Fernanda Nóbrega dos Santos, Pluvio Consultoria
* Melissa Graciosa, UFABC
* Maria Elisa Leite Costa, UnB
Mesa Redonda 32 – “Fortalecendo a hidrologia Sul-Americana: Desafios e estratégias para maior representatividade regional”
Debatedor:
* Dimaghi Schwamback, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palestrantes:
* Ayan Santos Fleischmann, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
* Taís Maria Nunes Carvalho, Leipzig University
Mesa Redonda 33 – “O futuro da 9433. Rodas de diálogo para debater: o que aprimorar ou mudar na lei?”
Moderador: Sérgio Rodrigues Ayrimoraes Soares, ABRHidro e MME
Provocador:
* Conceição de Maria Albuquerque Alves, UNB
* Talita Fernanda das Graças Silva, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
* Eduardo Mário Mendiondo, USP
* Renata Maranhão, ANA
* Rúbia Girardi, Instituto Água Conecta
Mesa Redonda 34 – “Monitoramento e Alerta de Desastres Ambientais e Urbanos em Tempo Real:Integração Ciência, Governança e Sociedade”
Moderadora: Maria Clara Fava, UFSCar
Palestrantes:
* Matheus Sampaio Medeiros, IPH / UFRGS
* Suzana Gico Montenegro, Agência Pernambucana de Águas e
Clima – Apac
* Javier Tomasella, INPE
Mesa Redonda 35 – “Desafios da gestão de recursos hídricos na Amazônia frente a eventos climáticos extremos”
Moderadora: Katiucia Nascimento Adam, UFPA, ABRHidro regional Norte
Palestrantes:
* Guilherme Fernandes Marques, IPH-UFRGS
* Marcela Brasil, ANA
* Verônica Jussara Costa Bittencourt, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade – SEMAS
Ainda:
* Sessões Regulares 23 a 34
* Sessões Especiais 21 a 26
* Sessão de Pôsteres 04
* Reunião Aberta Comissão Técnica Desastres
* Reunião Coordenadores CTs
* Reunião Aberta Comissão Técnica Engenharia Costeira
* Reunião Aberta Comissão Técnica Águas Urbanas
* Lançamento Simpósio Nordeste 2026
* Cerimônia de Encerramento
* Entrega do Prêmio de Melhores Pôsteres
* Festa de Confraternização